FERRAMENTAS LINUX: Linux Foundation divulga lista das 10 Empresas que mais contribuem como Kernel.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Linux Foundation divulga lista das 10 Empresas que mais contribuem como Kernel.

Conheça o Top 10 das Empresas que mais contribuem com o Kernel Linux

O que é a Linux Foundation (LF) ?

A Linux Foundation (LF) é uma organização sem  fins lucrativos que surgiu em 2007 devido a fusão do Open Source Development Labs (OSDL) e o Free Standard Group (FSG). O Linux Foundation  visa impulsionar o crescimento do Linux.



A Linux Foundation é a responsável por promover, padronizar e proteger o Linux fornecendo um conjunto abrangente de serviços para competir de forma abrangente com as plataformas fechadas.


O Top 10 Será que a empresa que você conhece esta nessa lista? 

Para quem nunca acompanhou os resultados tentarei explicar, Too os anos no mês de Abril ou Maio a Linux Foundation (LF) divulga os números das empresas que mais contribuem com o desenvolvimento do Kernel e também divulga em números de novos desenvolvedores.
Vamos conferir se a empresa que vocÊ copra produtos ou usa uma distribuição que é mantida por ela está na lista.


Na primeira coluna aparece o nome da empresa,a coluna do meios estão as alterações que são os patch ou novas linhas de código que a empresa fez e na última coluna está o percentual de desenvolvimento do kernel pela empresa.
Observe que  a Canonical responsável pela Distribuição Ubuntu não aparece na lista e isso virou notícia em alguns sites, Historicamente falando a Canonical vem diminuindo as suas contribuições e dessa vez não podemos saber em que lugar ele se encontra Uma vez que o Ubuntu é a distribuição mais usada do planeta e muitos usuários pensaram que ela estaria nessa lista dos contribuintes Top como foi chamado a lista pelo Linux Foundation. que mantém o Linux até hoje.


A Red Hat  responsável pela distribuição Fedora  e pelo sistema Red Hat por sua vez conseguiu manter a sua posição no mesmo lugar desde 2013 junto com a Intel que também  não quer ficar de fora dessa lista já que essa lista é considerada bastante  importante como o desenvolvimento de trabalho feito em torno  do Linux.
Na lista existe há algo marcado com unknown que significa que sção pessoas pagas e que necessariamente não pertencem a empresa.

Baseado na contabilidade dessas mudanças o quadro abaixo mostra quantos desenvolvedores as empresas bancam para trabalhar com o Kernel Linux . Confira o quadro abaixo.



  A Nvidia é a empresa que mais vem investindo tempo e dinheiro para obter uma melhora nos seus drivers para o Kernel e podemos ver que ela também contratou desenvolvedores para trabalhar no desenvolvimento em paralelo ao Kernel Linux.

Também foi divulgado uma lista individual com os nomes dos colaboradores do Kernel Linux., veja a lista abaixo.


  

 Você com certeza deve estar se perguntando porque o Linux Torwalds não aparece na Lista. Isso acontece porque o pai do Linux passa amior parte do tempo revisando códigos, fazendo aprovação de patchs e fazendo correções ena~to não sobra muito tempo para ele criar novos códigos e ele também supervisiona todo o desenvolvimento.


Números gerais.


  • Desde 2005 passaram ou ainda estão lá 11.800 desenvolvedores.
  • 1.200 Empresas que contribuem com o Kernel Linux. 
  • 1963 novos desenvolvedores entraram nos últimos 15 meses e esse número cresce desde setembro de 20013.
  •  4.171 desenvolvedores que o Kernel Linux possui até a publicação dessa postagem voluntários ou pagos.
  • Existem 24 novas desenvolvedoras graças ao projeto feito pelo Gnome que foramtrazidas nos últimos meses.




Até a próxima!





.





   

Nenhum comentário:

Postar um comentário