FERRAMENTAS LINUX: Linux Mint Mudará a versão do KDE

terça-feira, 12 de maio de 2015

Linux Mint Mudará a versão do KDE


Linux Mint irá mudar para a versão 5 do KDE Plasma na versão 18.x em 2016



O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais usadas especialmente pelo uso dos Ambientes Cinnamon e o Mate embora os desenvolvedores tenham outros sabores que estão sendo usados com força total inclusive a versão KDE embora a última versão do KDE não chegue por padrão cedo este ano.
Quem usa o Linxu Mint deve se lembrar que a partir da versão 17.x os desenvolvedores decidiram em basear os seu principais lançamentos apenas nas versões Ubuntu LTS.  Permitindo  fornecer um suporte muito melhor e liberar as atualizações muio mais rápido do que normalmente é feito. Pensando na aparência dele a equipe que desenvolve o Linux Mint irá manter o KDE 5C até o lançamento da versão 18.x  do Linux Mint que somente acontecerá em 2016.


O KDE 5C foi dividido tendo como base o KDE Frameworks. As aplicações KDE e KDE Plasma completo e os novos componentes foram implementados junto com as novas distros. A versão 5.x do KDE plasma foi bem recebida pela comunidade e ele é considerado um grande passo em relação a sua versão anterior, apesar de ser bem natural os usuários fazerem perguntas sobre as atualizações para o Linux Mint.

As mudança para a versão 5 do KDE Plasma requer muitas mudanças e serie necessário pra isso uma atualização Gigante o que não conseguiria ser feito par ser lançado na versão 17.x com uma simples atualização e por isso os desenvolvedores estão esperando a versão 18.x implementar . O problema é que a versão nova do Linux Mint só sairá em 2016 após o lançamento do Ubuntu 16.04 LTS.

Clement Lefebvre escreveu “A cada lançamento estamos de olho no desenvolvimento do Plasma 5, mas eu acho que o nosso papel cada vez mais é em torno de tecnologia madura, por agora, estamos muito propensos a mudar para ele no Mint 18 e continuar a usar KDE 4 até então. Como foi dito você pode instalar o KDE Plasma 5 no Mint 17.x via PPA “.

A notícia boa é que os usuários podem fazer a instalação via PPA, porém você pode imaginar que o suporte para essa versão são será muito bom, pelo menos por enquanto.


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário