FERRAMENTAS LINUX: Software responsável pela fala de Stephen Hawking tem código aberto.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Software responsável pela fala de Stephen Hawking tem código aberto.


A Intel , empresa que desenvolveu o Software responsável pela comunicação de Stephen Hawking , liberou o código fonte do programa para todos, confira abaixo!





Para quem não sabe  Stephen Hawking  é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade.

Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA) , a  mesma pela qual Mark Zuckerberg fez a campanha do balde de gelo, comum na internet há um tempo atrás  a doença é também conhecida por "doença do neurônio motor", afetou Hawking ainda na juventude fazendo que ele tenha perdido a capacidade de movimentar-se quase que completamente.

Ele participou de alguns episódios da Sitcom americana The Big Bang Theory.

                                                      Stephen Hawking e o elenco da série

Eu admiro e muito o professor Hawking, tanto pela sua sede inacabável de conhecimento, quanto a sua imensa vontade de viver por causa da ELA e também por causa da sua iniciativa em projetos que visam  ajudar a sociedade , como é o caso dos apps para Android que ajudam os cientistas na procura de cura de doenças ver a matéria aqui.    

Para permitir que Hawking pudesse se comunicar com as pessoas,   a Intel desenvolveu um programa que interpretava os sinais musculares da maçã do rosto de Stephen e convertesse estes sinais em palavras que seriam expressadas através de um sintetizador de voz.

A Intel tem esperanças que o ACAT, que atualmente roda apenas no Windows 7 e versões superior, possa ser melhorado pelos desenvolvedores, a Intel publicou o código no GitHub, veja aqui.

A esperança que é depositada pela Intel é a que um programa como este possa ajudar milhares de pessoas que tem algum tipo de dificuldade para comunicação, com o código aberto a adaptação dele para necessidades diferentes será mais muito mais simples e ágil.

Até a próxima !



Nenhum comentário:

Postar um comentário