FERRAMENTAS LINUX: Firefox bloqueará Java, Silverlight e outros plugins NPAPI em 2016

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Firefox bloqueará Java, Silverlight e outros plugins NPAPI em 2016

A Fundação Mozilla pretende seguir os passos do Google e irá deixar de oferecer suporte os plugins para o navegador que rodem o já antiquado plugin NPAPI, e com isso poderão ser gerados problemas com internet bankings e outros sites.




Alguns Sites poderão deixar de funcionar por causa disso

O Ano de 2016 será um ano de mudança para o Firefox. A Mozilla anunciou que ele pretende remover o suporte para os plugins NPAPI, e por causa disso sites que usarem plugins que usam esta tecnologia terão que adaptar-se ao novo modelo se quiserem rodar corretamente no Firefox. Isto inclui sites que usam Java, Silverlight e outros plugins semelhantes. 

Entenda o motivo disso

De acordo com as informações ,  essa mudança acontecerá pelo motivo de tornar o Firefox mais estável, estes plugins NPAPI costumam dar problemas de instabilidade e até mesmo problemas de segurança ao browser, porém, curiosamente há uma exceção entre os plugis, o Flash ainda será suportado (interessante né?),  e a Mozilla vai trabalhar juntamente com a Adobe para mantê-lo.

Unity 3D

Já sabemos que o Unity 3D é usado em muitos jogos online , esses que rodam nos navegadores. A engine atualmente usa um plugin NPAPI para executá-los, embora já se façam alguns meses  que o plugin esteja em desenvolvimento  em versão experimental, éuma versão que roda integrada com as tecnologias disponíveis nos próprios browsers, isso vai evitar a necessidade de plugins adicionais. 


O Firefox não é o único

Segundo a Mozilla ela não quer criar "moda" na verdade ela está seguindo a moda, Chrome e Microsoft Edge já não oferecem este suporte há alguns meses, apesar da Mozilla não informar quando vai acontecer a remoção completa , deixando como data um vago "2016", isso serve de alerta para os sites que precisarem compatibilizar os seus recursos com as novas tecnologias, como o Internet Banking da Caixa Econômica Federal por exemplo.


Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário