FERRAMENTAS LINUX: Google poderá redefinir as suas senhas de dispositivos Andoid

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Google poderá redefinir as suas senhas de dispositivos Andoid






Os Telefones e tablets que possuem  versões do  Android mais recentes estão livres disso, mas é preciso que algumas pessoas saibam o que anda acontecendo com as mudanças do Google, e também com o que esta sendo exigido para a grande empresa pelas autoridades policiais. O debate sobre criptografia unilateral continua. Agora, ele está sendo usado para espalhar o que é comumente conhecido como “medo, incerteza e dúvida,” uma pacotão em!!! Então vamos entender o que aconteceu de fato.

Se você deu uma passada no site da Reddit neste fim de semana, você pode ter lido afirmação espantosa do escritório de promotoria pública de Manhattan, que na semana passada divulgou um relatório sobre a criptografia nos smartphones e segurança pública.

Vamos ver alguns trechos interessantes do PDF.

“O Google pode redefinir as senhas quando solicitado através de um mandado de busca e uma ordem instruindo-os a auxiliar as autoridades policiais para extrair os dados do dispositivo. Este processo pode ser feito remotamente pelo Google e permite que os médicos legistas visualizem o conteúdo de um dispositivo.”

porém nem tudo é perfeito, existe um problema isso é apenas parte da história. E embora seja verdade, ainda é preciso atentar a alguma novas informações.  

Para dispositivos Android rodando sistemas operacionais Lollipop 5.0 ou superior, o Google planeja usar criptografia por padrão no dispositivo, como a que está sendo usada pela Apple, que fará com que seja impossível para o Google para cumprir mandados de busca e ordens instruindo-os a ajudar com extração de dados do dispositivo.”
Você  já deve ter lido em algum lugar sobre a ideia do Google em criptografar seus dispositivos em 2013, a gigantes havia dito que no Android 5.0 isso já seria uma padrão. Se isso for realmente ativado, o Google não vai ter muito o que fazer e os agentes federais, agentes de inteligência e até para que qualquer mandado se cumpra, as autoridades terão que elas mesmas achar o dono do telefone e apreender o aparelho, e não mais o Google.

Essa prática já acontece no iOS a partir da versão 8 e vale para todas as versões posteriores. Segundo relatórios, a Apple conta com mais de 91% de seus dispositivos utilizando a criptografia por padrão. Já com os dispositivos do Google aconteceram alguns problemas, antes a gigante havia prometido em 2013 ativar a criptografia por padrão a partir da versão 5.0, só que tudo mudo, e agora a promessa ficou para a versão “Mashmallow” a de número 6.0.

O governo dos EUA ficaram de cabelo em pé com tudo isso, final quem não sabe que a grande parte dos dispositivos estão rodando Android hoje em dia? Pois é, isso esta mexendo com os agentes federais, segundo as autoridades de lá, eles precisam de forma urgente ter acesso a dados do dispositivo, mas o fato deles terem que ir até o dono do dispositivo esta tirando a paz de muitos.

Em relação a porcentagem de uso da criptografia dos dispositivos Android, não se sabe o número exato, mas tudo indica que somente uma fração de todo o globo usa a criptografia em seus dispositivos. De acordo com dados fornecido pelo Google, apenas 0,3% estão atualmente rodando a versão 6.0 do Android e já estão executando-o com a criptografia padrão. Usuários do Nexus por exemplo, estão utilizando em sua maioria a versão 5.0, mas eles já contam com a criptografia ativada por padrão.

E isso é um problema, pelo menos para o Google. Apesar deles quererem lavar as mãos de qualquer cumplicidade em entregar dados de usuários para o governo, isso tem sido discutido e muito nos últimos meses, a maioria dos criminosos utilizam Android em seus dispositivos.



Opções para os proprietários do Android

As opções para os proprietários de aparelhos Android são as seguintes:

1ª   Você compra m novo dispositivo Nexus atualizado com o mais recente sistema operacional Android, ou você pode atualizar para uma versão mais recente do “Marshmallow” habilitado no dispositivo.

2ª   Você pode comprar um novo iPhone, que oferece a mesma criptografia do dispositivo.

Conforme foi dito na Lista do Software Livre no  Brasil "Não  é que temos algo para esconder, mas algo para proteger. Espero que nenhum cracker descubra como resetar as senhas, ou vamos estar fritos.".

Confira aqui o  PDF

Até a próxima 1!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário