FERRAMENTAS LINUX: Novas Denúncias contra a NSA são feitas, Dessa vez por ex funcionários

sábado, 21 de novembro de 2015

Novas Denúncias contra a NSA são feitas, Dessa vez por ex funcionários




Com certeza você já ouviu falar em Edward Snowden? Pois é, ele havia feito muitas denúncias em relação as espionagem dos EUA, e agora mais pessoas estão colocando as cartas na mesa. Mais alguns ex-funcionários da  NSA ( National Security Agency) resolveram abrir o verbo, não só sobre as espionagem, mas como os esquemas de grana dentro da NSA pode mudar tudo, digamos que seria uma cópia mau feita da perfeita corrupção que é feita no Brasil.


De acordo com  William Binney, Kirk Wiebe e Ed Loomis que faziam parte do mesmo time dentro da NSA disse que eles estavam trabalhando em um novo programa de espionagem, chamado de ThinThread, porém a empresa julgou que o projeto era simples demais e resolveu gastar milhões com o Trailblazer que era um programa do concorrente que desempenhava as mesmas funções.

Trailblazer foi descontinuado depois de quatro anos, e segundo os denunciantes o atentado de 11 de Setembro poderia ter sido evitado, se eles tivessem utilizando o programa criado por Binney, a troca foi feita porque o programa concorrente recebeu mais dinheiro do congresso dos EUA.


"Era muito barato”, disse Binney ao site TheGuardian, sobre o ThinThread, que ele ajudou a construir nos anos anteriores. “Foi apenas um pouco à frente de seu tempo para a NSA a aceitá-la.”

O programa criado pela NSA era tão eficiente que era possível descobrir quem estava falando com quem e onde ambos estavam durante a chamada, uma espécie de geolocalização, um pouco mais avançada do que a que temos hoje em nossos telefones. O programa também tinha restrições legais, por exemplo, ele não fazia espionagem para usuários domésticos de forma ilegal e sem mandado.

“Ele custava US $ 3,2 milhões para desenvolver do do zero”, disse Binney. “E isso foi totalmente automatizado, e não exigia que pessoas para executá-lo. Foi eletronicamente para download … não custaria nenhum dinheiro para implantá-lo.”

Só que, segundo eles, três semanas antes do atentado de 11 de Setembro o Trailblazer foi adquirido pela NSA e custou alguns bilhões, esse aplicativo espionava telefones e tráfego de emails. Depois dos ataques, Binney e a sua pequena equipe, resolveram deixar a NSA pois tinham certeza que poderia enviar os ataques.

Em 2004, o Inspetor Geral de Defesa do governo Obama, fez duras críticas ao aplicativo multi-bilionário comprado pela NSA, o relatório contém críticas, e detalhe, parte dele foi tornado ilegível. Mas depois que Patrick Eddington, um ex-analista da CIA que hoje trabalha no instituto think-tank deixou a entender que o governo poderia enfrentar um grande desafio sobre o que esta escrito no relatório.

Desde o atentado, a NSA agora vem espionando tudo sem qualquer receio ou pedido de consentimento, essa outra denúncia com riqueza de detalhes, já havia sido feita por Snowden través de documentos. Binney que hoje tem seus 70 anos,  disse que ele é apenas uma cabeça da Hydra e que muitos denunciantes já estão abrindo a boca desde 2013.

Laura Poitras e Glenn Greenwald ainda estão publicando o restante dos relatórios de Snowden e que são muitos, que dessa vez denuncia o uso de drones nos EUA. E que inclusive suas denúncias foi tema de um filme de Poitras, o Citizenfour (Cidadão Quatro), que documentou a maioria das denúncias de Snowden.

Depois do lançamento do filme, Binney disse a cineasta apenas o seguinte: Arrume um advogado

 Até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário