FERRAMENTAS LINUX: Aproveite o máximo da sua conexão WIFI no Linux

sábado, 30 de janeiro de 2016

Aproveite o máximo da sua conexão WIFI no Linux



Independente do S.O Linux que seja usado, a conexão de rede sem fio (wifi) às vezes pode ser uma dor de cabeça; causando alguns incômodos, bem como: perda ou baixa intensidade do sinal, dispositivo (AP/router) com lentidão ou apenas seu router não está ligado/configurado corretamente. Sendo assim, para aqueles que têm esses ou outros problemas parecidos, seguem algumas dicas de como aproveitar ao máximo a sua conexão wifi no Linux.


Nota: Essas dicas irão maximizar o uso do wifi no seu Linux, configurando parâmetros no sistema operacional. NÃO IRÃO resolver problemas relacionados a canal, potência do rádio e/ou carência de hardwares específicos!!

Obs:  Os procedimentos mostrados aqui foram feitos no Ubuntu 15.10, Se você estiver usando uma distribuição diferente, você precisará fazer pequenas alterações na estrutura de comandos; por exemplo retirar o sudo


Desative o suporte ao 802. 11 N 

Mesmo que o padrão 802.11n ofereça mais recursos e maior velocidade de dados, muitos routers (principalmente os mais antigos) simplesmente não o suportam. Assim, uma maneira de aumentar a velocidade da sua rede wifi é desativar o protocolo 802.11n em sua máquina Linux – especialmente se a sua máquina usa o driver iwlwifi (chips Intel para rede sem fio). Para fazer isso, basta seguir esses passos:

1 – Abrir o Terminal.
2 – Descobrir qual driver o hardware wireless do seu computador usa para fazer isso no terminal digite o comando abaixo.

$ sudo lshw -C network

Aparecerá o seguinte:


descrição: Interface sem fio
ID físico: 2
informações do barramento: usb@2:1.3
nome lógico: wlan0
serial: f8:d1:11:1c:89:99
capacidades: ethernet physical wireless
configuração: broadcast=yes driver=rt2800usb driverversion=3.13.0-68-generic firmware=N/A link=no multicast=yes wireless=IEEE 802.11bg

3 – Localizar o driver na seção ‘descrição: Interface sem fio’ – em destaque no resultado do comando anterior.

4 – Como root, execute o comando:

Obs: Esse comando fará uma mudança permanente no sistema
 $ echo “options NOME-DRIVER 11n_disable=1″ >> /etc/modprobe.d/NOME-DRIVER.conf

Onde, no caso de exemplo NOME-DRIVER é rt2800usb

5 – Por fim, reiniciar o sistema.



Desativar a gestão de energia 


Algumas placas de rede sem fio oferecem suporte para  o gerenciamento de energia (power management). Este recurso pode (algumas vezes), prejudicar à qualidade na conexão wifi. Se sua placa wireless tem esse suporte, você pode desativar o recurso de gerenciamento de energia com um simples comando:

 $ iwconfig wlan0 power off


Vale observar que a cada reinício da máquina essa configuração será perdida. Assim, crie um script para invocar essa configuração a cada momento que sua máquina seja ligada.


$ sudo gedit wifipower

Aparecerá o seguinte

#!/bin/sh
/sbin/iwconfig wlan0 power off


 $ sudo chmod u+x wifipower
 $ sudo mv wifipower /etc/init.d/

$ update-rc.d wifipower defaults


Configurar o BSSID 

Caso você não saiba o  Linux Network Manager faz a análise da rede sem fio a cada dois minutos . E Isso pode realmente causar problemas com a conexão. Se seu uso da rede wifi é familiar/doméstico ou particular, você pode definir o valor do campo BSSID para o endereço MAC do seu router; isso impedirá que o Network Manager faça uma verificação por pontos de acesso em uma rede sem fio particular/privada.



1 – Abra o Network Manager

2 – Selecione a conexão de rede sem fio que você deseja conectar.

3 – Clique em Editar.

4 – Na aba Wifi, clique no menu suspenso BSSID (vide figura).

5 – Selecione o endereço MAC do router (se ele não aparecer, você terá que localizá-lo no seu roteador e inserí-lo manualmente).

6 – Clique em Salvar



Fontes

Linux.com / PortaLinux.es

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário