FERRAMENTAS LINUX: A Microsoft fecha parceria com a Canonical para rodar o Ubuntu no Windows 10. Será que é o Apocalipse?

quinta-feira, 31 de março de 2016

A Microsoft fecha parceria com a Canonical para rodar o Ubuntu no Windows 10. Será que é o Apocalipse?





Segundo  as informações vindas da Canonical em breve o Windows 10 vai conseguir executar o Ubuntu, isso quer dizer que além do que já sabíamos sobre a execução do shell Bash no Windows 10, as novidades vão muito além. Todos pensávamos que isso seria impossível, ou algo extremo, mas a relação comercial entre as duas empresas andam bem sólidas, e diga-se de passagem, indo muito bem obrigado!



Anteriormente a execução do  shell Bash no Windows 10 era possível graças ao Cygwin ou Msys que permite executar comandos do Linux no Windows, agora com essa novidade, os usuários do Ubuntu poderão executar aplicativos do Ubuntu de forma simultânea com o Windows.

Tanto a Microsoft como a Canonical não querem fazer a publicação de nenhuma nota oficial mas prometeram que iriam falar no assunto no keynote do Microisoft Build. E segundo informações , isso não quer dizer que haverá uma integração, parece que tudo vai funcionar graças a um conjunto de bibliotecas nativas no Windows, desta forma, entendemos que o Windows será o sistema hospedeiro e o Ubuntu será o hospedado, “digamos assim!”


Também foi dito que a Microsoft tem trabalhado em torno do LXD  que nada mais é do que um hipervisor de código  o que substitui as famosas VMs. Tudo indica que não será utilizado o Unity nesta parceria, o foco será mesmo o Bash e outras ferramentas CLI.

Ai fica pergunta vou poder executar os comandos das distribuições baseadas no Debian? Vou poder usar o GNOME, KDE, Unity? Quem sabe, mas o foco da parceria não é esse. Essa parceria terá foco em agradar os desenvolvedores e não aos usuários de desktop, por isso será algo voltado para quem trabalha com código entre as duas plataformas.

Mesmo assim,  diga-se de passagem que o maior beneficiado disso serão os desenvolvedores que trabalham com o Microsoft Azure, que vão poder utilizar o Ubuntu para escrever programas para o Ubuntu na nuvem Azure.

Podemos concluir que, tudo isso é um grande passo na integração destes dois sistemas para facilitar o trabalho dos desenvolvedores. 

Para acessar o site da Microsoft Build e ver o discurso que será feito, clique aqui.

Até a próxima !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário