FERRAMENTAS LINUX: O Security-Oriented Qubes OS 3.2 melhora a infra-estrutura de Gestão Integrada.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O Security-Oriented Qubes OS 3.2 melhora a infra-estrutura de Gestão Integrada.



O lançamento também introduz funcionalidades de passagem USB


O Qubes OS 3.2 é uma versão de manutenção, o que significa que a maioria acrescenta correções gerais e melhorias para vários tipos de componentes e funcionalidades fundamentais da distribuição, incluindo a infra-estrutura de gestão integrada, que foi introduzido como parte da atualização anterior, Qubes 3.1, permitindo que os usuários também gerenciar as "entranhas" de uma máquina virtual.

"O principal desafio que enfrentamos foi como permitir uma integração tão apertado do software mecanismo de gerenciamento (para o qual usamos Sal) com VMs potencialmente não confiável sem abrir uma superfície de ataque grande no (complexo) de código de gestão. Nós acreditamos que encontramos uma elegante solução para este problema, que temos implementado em Qubes 3.2 ", diz Joanna Rutkowska no anúncio .

A nova funcionalidade de gestão implementado em Qubes OS 3.2 também pode ser usado para a configuração básica do sistema durante a instalação. A aplicação gráfica que permite aos usuários baixar receitas de sal para configurar vários aspectos do sistema operacional pode pousar em Qubes OS em um dos próximos grandes lançamentos, como parte da próxima série 4.x Qubes.

O apoio passthrough USB já está disponível

Também novo no Qubes OS 3.2 lançamento de hoje é o suporte de passagem USB, que promete para permitir aos usuários ligar diferentes dispositivos USB como webcams ou carteiras de hardware Bitcoin para AppVMs. Por exemplo, a passagem de USB pode ser utilizado para videoconferência dentro Qubes, usando softwares como o Skype. No entanto, essa implementação abre a porta para problemas USB maliciosos.

"Devemos também mencionar que Qubes sempre apoiou a virtualização seguro de uma determinada classe de dispositivos USB, dispositivos de armazenamento especificamente em massa (como pen drives e discos rígidos externos) e, mais recentemente, o mouse USB. Por favor note que é sempre preferível para usar esses protocolos especiais, otimizado com a segurança quando disponível, em vez de passagem USB genérico ", diz Joanna Rutkowska.

Em última análise, Qubes OS 3.2 finalmente muda para usar Xfce 4 como ambiente de desktop padrão, substituindo a interface KDE Plasma, como prometido no início deste ano , porque não era estável o suficiente para Qubes OS. No entanto, os usuários podem se sentir livre para instalar o KDE, bem como os gestores i3 e janelas incrível se eles querem. Enquanto usuários de sistemas operacionais Qubes existentes podem atualizar sua instalação agora, os recém-chegados precisam baixar o Qubes OS 3.2 agora .

Fonte

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário