FERRAMENTAS LINUX: O OpenSUSE diz adeus aos drivers de gráficos proprietários AMD / ATI Catalyst (fglrx)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O OpenSUSE diz adeus aos drivers de gráficos proprietários AMD / ATI Catalyst (fglrx)



Os usuários são recomendados para usar os drivers de código aberto.

 O desenvolvedor do openSUSE, Bruno Friedmann, informou a comunidade do sistema operacional Linux openSUSE sobre o fato de que ele está planejando para remover o antigo Catalisador ATI / AMD (também conhecida como fglrx) drivers gráficos proprietários.

Cada usuário Linux que tenha um PC com uma GPU AMD Radeon, seja ela discreta ou dedicada, sabe agora que a AMD não conseguiu atualizar seus drivers de gráficos proprietários da AMD Catalyst para trabalhar com as versões recentes do kernel do Servidor X.Org e do Linux. Na verdade, faz um ano que a AMD / ATI Catalyst recebeu uma nova versão para distribuições Linux.
 
É verdade que a AMD trabalha atualmente em sua próxima geração motorista AMDGPU-PRO gráfica para Linux, e a versão mais recente que lançou hoje, com versão 16.50 , aparece para trabalhar no SUSE Linux Enterprise Desktop (SLED) e SUSE Linux Enterprise Server 64-bit (SLES) 12 sistemas operacionais Service Pack 2, nos quais o openSUSE Leap 42.2 é baseado.
 
Mas o problema com o driver AMDGPU-PRO é que ele não fornece suporte para as placas gráficas AMD Radeon que foram suportadas pelo agora desapontado driver de gráficos AMD Catalyst, que engenheiros openSUSE esperavam implementar na distribuição openSUSE Leap 42.2.
 
"Tivemos a esperança de fazer funcionar o Leap 42.2 em outubro, mas, exceto congelar o kernel e o X.Org, você não terá o que você esperaria: uma sessão X.Org estável", disse Bruno Friedmann. "Se alguém quiser quebrar seu computador, ainda é possível pegar os últimos arquivos e tentar por você mesmo, mas o repositório nunca irá contê-lo para 42.2."

O Fglrx agora é um cavalo morto, diz dev

Dito isto, o fglrx agora é um cavalo morto, o que significa que ele foi removido do openSUSE Leap ou Tumbleweed repositórios de software e não vai fazer um retorno, nunca. Se você ainda estiver executando o openSUSE Leap 42.1 e precisar do driver fglrx, os desenvolvedores do openSUSE recomendam que você não atualize para 42.2.
 
Claro, isso não significa que sua placa gráfica AMD não é suportada no openSUSE. É, pelos drivers open source AMDGPU ou Radeon que estão sendo enviados com a última versão da Mesa 3D Graphics Library, que foi atualizada recentemente no Tumbleweed. E, para aqueles com mais recentes GPUs AMD, há o driver AMDGPU-PRO 16.50  .

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário