FERRAMENTAS LINUX: O KDE chega em 2017 com estilo, com o KDE Plasma 5.9 Beta e traz de volta os menus globais.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O KDE chega em 2017 com estilo, com o KDE Plasma 5.9 Beta e traz de volta os menus globais.



O suporte para o Wayland está se aproximando da conclusão de recursos.



O KDE acaba de anunciar há alguns momentos o lançamento da versão beta do próximo ambiente de trabalho KDE Plasma 5.9, a próxima versão principal após o trabalho para o KDE Plasma 5.8 LTS.

Embora o KDE Plasma 5.8 seja uma versão LTS (Long Term Support), o KDE Plasma 5.9 não é. É um daqueles ramos de Plasma suportados a curto prazo que você já deve estar acostumado, trazendo ainda outro conjunto de novos recursos interessantes, muitas melhorias em todos os seus componentes e inúmeras correções de bugs.

Ajudando as pessoas a serem mais produtivas, o KDE Plasma 5.9 adiciona visualizações interativas às notificações do sistema interno. Por exemplo, agora você poderá arrastar as notificações de tela do utilitário Espetáculo em vários compositores de e-mail. Além disso, agora você poderá alterar o ícone, o texto do rótulo, o diretório de trabalho e outras propriedades do widget de ícone criado ao arrastar um aplicativo ou documento na área de trabalho.

Devido à demanda popular, bem como para reforçar multi-tarefas pesadas, KDE Plasma 5.9 acrescenta suporte para alternar entre janelas usando apenas Mesa e atalhos de número, bem como para fixar vários aplicativos para suas atividades no Gerenciador de Tarefas. Também permite que os usuários silenciem seu player de áudio ou vídeo favorito diretamente do Gerenciador de Tarefas do Painel.

Um novo applet adicionado ao ambiente de desktop KDE Plasma 5.9 promete restaurar uma funcionalidade mais antiga que foi usada sob a série KDE 4, ou seja, a capacidade de agrupar vários widgets em um único que é manipulado por uma interface com guias, permitindo assim a Usuário para acessar mais facilmente várias configurações e arranjos.

Melhorias no applet de inicialização rápida, menus globais e visuais simplificados
De longe, o novo recurso do KDE Plasma 5.9 é o retorno dos menus globais, o que é provavelmente o mais solicitado até agora do KDE 4. "Os menus globais retornaram O recurso pioneiro do KDE para separar a barra de menus da janela do aplicativo permite para novo paradigma de interface do usuário com qualquer um widget Plasma mostrando o menu ou perfeitamente escondido na barra de janela ", lê-se no anúncio .

Outros aprimoramentos notáveis ​​implementados no KDE Plasma 5.9 Beta incluem um novo módulo de configuração de rede de Configurações do Sistema, a capacidade de alterar a decoração das janelas dos temas de área de trabalho "Look and Feel" global, redesenhado tooltips do Gerenciador de Tarefas, Os aplicativos de Plasma e interface de desktop, bem como melhor suporte Wayland, que está se aproximando de conclusão de recurso.

Com este anúncio, a versão beta do KDE Plasma 5.9 está agora disponível para testes públicos a partir dos canais habituais ou através dos repositórios instáveis ​​de várias distribuições GNU / Linux que oferecem estes pacotes de pré-lançamento, como o KDE Neon Developer Edition. A versão final do ambiente de desktop KDE Plasma 5.9 está chegando às ruas no final deste mês, em 31 de janeiro. Confira os vídeos e a galeria de tela abaixo para obter mais detalhes!

Confira os vídeos abaixo !!





Fonte

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário