FERRAMENTAS LINUX: O NetworkManager 1.6 chega com Suporte para PKCS #11, Tokens com Autenticação 802.1xe mais

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

O NetworkManager 1.6 chega com Suporte para PKCS #11, Tokens com Autenticação 802.1xe mais




As primeiras versões do Release Candidate estão agora disponíveis.



O desenvolvimento do NetworkManager, o programa open-source que permite detectar conexões de rede e configurar novas, continua para a próxima versão 1.6. As duas primeiras versões Release Candidate do NetworkManager 1.6 já estão disponíveis para testes públicos, trazendo um monte de brindes.

Entre os mais interessantes novos recursos implementados até agora, podemos mencionar o suporte ao gerenciamento de links MACsec, que exige o uso do wpa_supplicant 2.6 ou posterior, a capacidade de detectar e configurar as configurações do Web Proxy através do serviço PacRunner, bem como o suporte para o " Ipv6.method = shared "para buscar prefixos para a respectiva interface de rede.

O suporte inicial para tokens PKCS # 11 com autenticação 802.1x também foi implementado, juntamente com o suporte para systemd-resolved como backend de encaminhador de DNS local. O NetworkManager 1.6 também dividirá o PPP (Point-to-Point Protocol) em um pacote separado e suporta a leitura de configurações de rede a partir do diretório /run/NetworkManager/conf.d, que pode ser usado para transferir configs descobertos durante a inicialização.

A maioria das conexões de rede será mantida viva no desligamento

Outra mudança interessante que vem para o NetworkManager 1.6 é a capacidade do software manter a maioria das conexões de rede vivas durante o desligamento do sistema, exceção óbvia fazendo aquelas que não podem ser assumidas na inicialização, incluindo Wi-Fi e VPN. Além disso, o NetworkManager 1.6 está mudando o significado da configuração "cloned-mac-address" de "permanent" para "preserve".

"Isso altera o valor padrão e afeta as conexões existentes durante a atualização que não explicitamente configurar cloned-mac-endereço.Isso tem o efeito de que os endereços MAC configurados externamente são preservados por padrão em vez de definir o endereço permanente", explicou os desenvolvedores no interno Notas de lançamento.

Existem inúmeros outros novos recursos e melhorias em breve para o NetworkManager, como a capacidade de usar a propriedade cloned.mac-address com dispositivos Bridge e Bond e suporte para nmtui para criar e editar conexões de túnel IP. Ao usar o NetworkManager 1.6, os dispositivos Ethernet poderão usar as propriedades "802-3.duplex" e "802-3.speed" para permitir controlar a substituição dos parâmetros de link negociados.

Agora que o NetworkManager 1.6 recebeu sua segunda versão do Release Candidate, não demorará até que a versão final chegue às ruas. Até então, nós convidamos você a baixar o tarball fonte do NetworkManager 1.6 RC2 (número da versão técnica 1.5.92) no momento do nosso site e compilá-lo para a sua distribuição GNU / Linux.


Fonte

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário