FERRAMENTAS LINUX: O Solus vai ao Flatpak para trazer uma distribuição melhor e confiável de aplicativos de terceiros

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O Solus vai ao Flatpak para trazer uma distribuição melhor e confiável de aplicativos de terceiros





O Snap do Ubuntu foi mais difícil de implementar no Solus.



Em uma mudança inesperada dos acontecimentos, Ikey Doherty, o fundador e principal desenvolvedor do projeto Solus  acaba de anunciar que ele está adotando o quadro Flatpak sandboxing e distribuição aplicativo bem conhecido para o sistema operacional Solus.

Anteriormente o XDG-App, Flatpak  é uma iniciativa open-source da Red Hat e Projeto Fedora para permitir que os desenvolvedores de aplicativos para distribuir mais facilmente seus aplicativos em múltiplas distribuições GNU / Linux. Uma vez que o framework Flatpak estiver instalado corretamente em um sistema operacional, os usuários poderão instalar qualquer aplicativo de terceiros com um único clique.

O Solus é um sistema operacional de forma independente desenvolvido para desktops, usando seu próprio gerenciador de desktop chamada Budgie, que atualmente conta com a pilha GNOME. A Solus tem seus próprios repositórios de software com pacotes atualizados, mas também oferece acesso a alguns projetos de software de código fechado, como o Google Chrome, por meio de seu gerenciador de pacotes interno.

A coleção de aplicativos de terceiros oferecidos para usuários Solus está crescendo com cada nova atualização importante do sistema operacional, mas parece que o sistema Solus Third Party está longe de ser robusto, nem confiável. É por isso que a Solus precisa implementar uma ferramenta de terceiros para distribuir esse tipo de aplicativos que não estão disponíveis nos repositórios e eles estão escolhendo o Flatpak.

"A melhor abordagem para a Solus, para algo tão desejável e menor como a seleção de Terceiros, é usar um sistema de gerenciamento de aplicativos não nativo", disse Ikey Doherty, Solus Project Founder e Lead Developer. "É uma grande solução, e em termos de futuro, a rota mais adequada que podemos tomar."

Snappy da Canonical perdeu a "luta"

OK, não houve luta, mas apenas uma pesquisa simples postado na página do Google+ do projeto, onde mais de 200 usuários foram capazes de votar em Solus a adoptar, quer da Canonical Snappy ou quadros Flatpak sandboxing e distribuição de aplicativos da Red Hat. Flatpak ganhou com 65 por cento dos votos, e desde que suporta AppStream, era a escolha óbvia.

Ao usar um sistema de gerenciamento de aplicativos não-nativo, a Solus oferecerá aos usuários atualizações mais rápidas e mais rápidas de alguns dos aplicativos de terceiros que estão atualmente disponíveis para instalação através do sistema de terceiros na Central de Software, o gerenciador de pacotes gráficos da Solus. Também para instalação de Flatpaks.

Para entender melhor a parte técnica da execução da Flatpak no Solus e por Flatpak é a escolha de Solus Projeto para oferecer aos usuários uma melhor distribuição, mais confiável de aplicativos de terceiros, recomendamos a leitura da história inteira no site oficial, e não fazer Esqueça de comentar abaixo se você quiser oferecer seus comentários sobre a integração do Flatpak no Solus.


Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário