FERRAMENTAS LINUX: O KDE Plasma 5.10 lançado oficialmente, a visualização de pastas é agora a nova área de trabalho padrão

quarta-feira, 31 de maio de 2017

O KDE Plasma 5.10 lançado oficialmente, a visualização de pastas é agora a nova área de trabalho padrão



A Integração entre o Flatpak e Snappy desembarcou no Plasma Discover.



Como esperado, o Projeto KDE anunciou hoje a disponibilidade oficial da versão final do ambiente de desktop KDE Plasma 5.10 para sistemas operacionais GNU / Linux dispostos a adotá-lo para seus usuários.

Quando o marco Beta foi lançado há duas semanas , o KDE também revelou todos os recursos que eles conseguiram implementar neste lançamento principal, que logo entrará nos repositórios de software do seu sistema operacional favorito nas próximas semanas, então você já deve ter um Idéia sobre o que há de novo.

Se não, deixe-nos dizer-lhe que o KDE Plasma 5.10 packs Folder View como interface de desktop padrão em vez do Folder Widget que foi usado até agora. A Visualização de Pasta apresenta a funcionalidade de carregamento de mola que você pode ver em ação na galeria abaixo, grade de ícones que economizam espaço, menu de queda unificado e melhor comportamento do mouse.

"Depois de alguns anos esquecendo ícones no desktop, aceitamos o inevitável e mudamos para o Folder View como o desktop padrão que traz alguns ícones por padrão e permite aos usuários colocar os arquivos ou pastas que eles querem acesso fácil", leia o anúncio de lançamento .

Há muitos outros aprimoramentos de desempenho implementados na Visualização de pastas para torná-lo pronto para uso em ambientes de produção, juntamente com vários aprimoramentos, como a capacidade de redimensionar widgets na área de trabalho, o histórico de botões de retorno melhor, Desfazer o suporte de atalhos e a localização clicável em Os títulos.

Suporte para aplicativos Snap e Flatpak, novo módulo Plymouth Splash Screen

O KDE Plasma 5.10 também vem com a integração das tecnologias Snappy e Flatpak no gerenciador de pacotes Plasma Discover, permitindo que os usuários instalem facilmente esses aplicativos binários universais em seus sistemas. O Plasma Discover agora suporta o Open Desktop Ratings Service (ODRS) do GNOME para comentários e comentários de aplicativos do KDE também.

O Gerenciador de Tarefas foi aprimorado também com o suporte para agrupamento e desagregação de aplicativos através do meio do mouse, há um novo módulo Plymouth Splash Screen nas Configurações do Sistema para que você possa escolher mais facilmente um splash de inicialização para o seu sistema operacional executando o KDE Plasma 5.10 e touchscreen O apoio ficou muito melhor.

Um teclado virtual interno está presente nas telas de bloqueio e login, a borda da tela esquerda agora é padrão para a mudança de janela, e os gestos de deslize de borda na tela sensível ao toque agora são suportados, permitindo que os usuários exibam painéis auto-ocultos. Essas mudanças vêm junto com o trabalho extra que a equipe do KDE fez para portar o KDE Plasma para Wayland.

Entre algumas melhorias de Wayland incluídas no KDE Plasma 5.10, podemos mencionar a capacidade do gerenciador de janelas KWin para suportar o dimensionamento de telas por diferentes níveis em configurações onde existe um monitor HiDPI e uma tela DPI normal, melhor suporte de layout de teclado por layout global Atalho e comutação de layout baseada em diretivas.

Existem inúmeras outras pequenas e importantes melhorias que estão sendo enviadas com o atual ambiente de trabalho do KDE Plasma 5.10, mas vamos deixá-los descobri-los assim que melhorar as instalações existentes do KDE Plasma 5.9.5. Os pacotes de origem do KDE Plasma 5.10 estão agora disponíveis para integradores de SO.

O KDE Plasma 5.10 é uma atualização normal suportada até 22 de agosto de 2017, com um total de cinco versões de estabilidade e ponto de erro. O primeiro, o KDE Plasma 5.10.1, está programado para a próxima semana, 6 de junho, seguido de perto pelo segundo, o KDE Plasma 5.10.2, no dia 13 de junho. O KDE Plasma 5.10.3 será lançado no dia 27 de junho eo KDE Plasma 5.10.4 em 18 de julho.

O fim da vida será alcançado com a última liberação de ponto, a saber, KDE Plasma 5.10.5, que está programado para bater as ruas em 22 de agosto de 2017. Confira o vídeo em destaque e galeria de tela abaixo para mais detalhes, bem como O anúncio oficial.


Vídeo

             




Fonte

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário