FERRAMENTAS LINUX: Agora é possível iniciar o Android nas plataformas i.MX6 sem bloqueios proprietários.

sábado, 10 de junho de 2017

Agora é possível iniciar o Android nas plataformas i.MX6 sem bloqueios proprietários.



Suporta armazenar o conteúdo de buffers gráficos.



O Robert Foss da Collabora está relatando uma nova implementação do modificador de buffer NXP i.MX6 no Android e Mesa, que permite que o Android funcione na plataforma i.MX6 sem precisar de nenhuma gota proprietária.

O suporte para modificadores de buffer foi adicionado no Mesa e em gbm_gralloc. Enquanto o gbm_gralloc agora é capaz de usar a chamada de API GBM "GBM_BO_IMPORT_FD_MODIFIER", que foi projetada para importar um objeto de buffer e acompanhar várias informações, como aquela sobre o modificador usado pelo respectivo objeto de buffer, Mesa recebeu o suporte de modificador de buffer no GBM E várias das funções de alocação do buffer.

"Com o suporte de modificadores adicionado à Mesa e ao gbm_gralloc, agora é possível inicializar o Android nas plataformas i.MX6 sem usar blobs de propriedade. Isso faz do i.MX6 um dos poucos SOCs incorporados que não precisa de blobs para executar, "disse Robert Foss no relatório . "Não só é uma ótima vitória para o Open Source em geral, mas também torna o i.MX6 mais atraente como plataforma".

Define o trabalho de base para suportar a plataforma i.MX8

Com os modificadores de buffer no local, agora é possível renderizar diferentes propriedades de buffers para cobrir uma ampla gama de informações sobre um buffer, incluindo telhas e compressão. Então, isso agora está permitindo o funcionamento gratuito de artefatos de azulejos de Android na plataforma i.MX6. Um tutorial está disponível aqui para aqueles que gostariam de testar o novo suporte de modificadores de buffer, que atualmente está a caminho do upstreaming .

O melhor de tudo, esta nova implementação de modificador de buffer em Mesa e gbm_gralloc estabelece as bases para suportar o sistema operacional móvel Android do Google na série i.MX8 System in Module (SOM). Para entender melhor como tudo isso funciona, veja o vídeo anexado abaixo para ver a placa ZII RDU2 (i.MX 6QuadPlus) iniciando o Android usando a pilha gráfica de código aberto do Mesa.

Vídeo


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário