FERRAMENTAS LINUX: Exclua arquivos maores do que 100 ou 200 GB no Linux.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Exclua arquivos maores do que 100 ou 200 GB no Linux.


Aprena como excluir arquivos maiores de 100 ou 200 GB no Linux



Normalmente, para excluir / remover um arquivo do terminal Linux , usamos o comando rm (excluir arquivos), o comando shred (excluir com segurança um arquivo), limpar o comando (apagar de forma segura um arquivo) ou o conjunto de ferramentas de eliminação segura (uma coleção de arquivos seguros Ferramentas de exclusão ).

Podemos usar qualquer um dos utilitários acima para lidar com arquivos relativamente pequenos. E se quisermos excluir / remover um arquivo / diretório enorme, diga sobre 100-200GB . Isso pode não ser tão fácil quanto parece, em termos do tempo necessário para remover o arquivo (agendamento de E / S), bem como a quantidade de RAM consumida durante a execução da operação.

Neste tutorial, explicaremos como eliminar de forma eficiente e confiável enormes arquivos / diretórios no Linux.

O objetivo principal aqui é usar uma técnica que não desacelere o sistema ao remover um arquivo enorme, resultando em E / S razoáveis. Podemos conseguir isso usando o comando ionice .

Excluindo arquivos ENORME (200 GB) no Linux Usando o comando ionice

O ionice é um programa útil que define ou obtém a classe de agendamento de E / S e prioridade para outro programa. Se nenhum argumento ou apenas -pfor dado, o ionice consultará a classe de agendamento de E / S atual e a prioridade para esse processo.

Se atribuirmos um nome de comando, como o comando rm , ele executará este comando com os argumentos fornecidos. Para especificar as IDs de processos de processos em execução para obter ou definir os parâmetros de agendamento, execute isso:

# Ionice -p PID
Para especificar o nome ou número da classe de agendamento para usar ( 0 para nenhum, 1 para tempo real, 2 para o melhor esforço, 3 para ocioso), o comando abaixo.

Isso significa que rm pertencerá a uma classe de I / O ocioso e usará apenas E / S quando qualquer outro processo não precisar:

---- Excluindo arquivos enormes no Linux -----

# Ionice -c 3 rm / var / logs / syslog
# Ionice -c 3 rm -rf / var / log / apache
Se não houver muito tempo ocioso no sistema, talvez possamos usar a classe de agendamento de melhor esforço e definir uma baixa prioridade como esta:

# Ionice -c 2 -n 6 rm / var / logs / syslog
# Ionice -c 2 -n 6 rm -rf / var / log / apache


Nota : Para excluir arquivos grandes usando um método seguro, podemos usar o pingo , limpe e várias ferramentas na caixa de ferramentas seguro-exclusão mencionado anteriormente, em vez de comando rm .

Para mais informações, olhe através da página do manual ionice:

# Man ionice 


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário