FERRAMENTAS LINUX: O Mir pode viver como Wayland Compositor para o MATE Desktop..

quarta-feira, 28 de junho de 2017

O Mir pode viver como Wayland Compositor para o MATE Desktop..


O Mir ainda pode viver.



Quando a Canonical descartou suas ambições exageradas de construir uma plataforma "convergente" que abrange dispositivos móveis, desktop e IoT, a maioria de nós assumiu que sinalizou o fim da estrada para o Mir , sua tecnologia de servidor de exibição em casa.

Claro, o próprio Mark Shuttleworth que a Canonical continuaria a investir em Mir e, claro, ele também afirmou que está sendo ativamente usado (de alguma forma ou de outra) em vários projetos de IoT.

Mas não era razoável, com tantos dominós que caíam à sua volta, para questionar se a Mir  realmente tinha muito futuro no Linux de mesa .

Apesar disso, parece que sim.

Mir como um Wayland Compositor

Perdi o controle de quantas vezes a Canonical anunciou, proclamou, ou de outra forma sugeriu que  o Mir seria enviado por padrão no Ubuntu.

Dado que o Mir só ganhou suporte para copiar e colar e encaixar as janelas básicas no ano passado, o objetivo inicial de o enviar por padrão no  Ubuntu 13.10  parece riscar-se otimista em retrospectiva.


Criar um servidor de exibição para uso moderno não é fácil. Canonical, apesar de seu otimismo e intenção, claramente mordeu muito mais do que uma horda de Dothraki poderia mastigar. Isso não ajudou que Mir sofresse a falta de boa vontade da comunidade e pouca contribuição de desenvolvimento daqueles que estão fora da Canonical.

E, no entanto, apesar de tudo, o Mir pode viver.

Esta semana, o desenvolvedor do MATE, Martin Wimpress, disse que os desenvolvedores do MATE Desktop estão falando com os desenvolvedores da Mir sobre como o Mir pode ser reutilizado como compositor de Wayland.

'O Mir pode ser reutilizado como compositor doWayland ...'

O Wayland não é um servidor de exibição por si só, mas um protocolo de  servidor de exibição que manipula a comunicação entre um compositor (como Mutter, Weston ou KWin) e seus clientes.

Migrar para o Wayland é algo que a área de trabalho do MATE tem que enfrentar em algum momento, de alguma forma. Eles poderiam adicionar o suporte da Wayland para Marco (o gerenciador de janelas do MATE com base no Metacity), mas esta é uma grande empresa; Eles poderiam mudar para Mutter (usado pelo GNOME Shell), mas isso também tem ressalvas.

Então, optar por re-tool um grande pedaço de código que já existe especificamente para este propósito é algo de um movimento simples.

"Usar o Mir como compositor Wayland, enquanto ainda é um pedaço de trabalho, é consideravelmente menos trabalho", explica Wimpress no Google+.

Mir-aculous intuitivo ou mera indulgência? É muito cedo para dizer.

Dado que as negociações apenas começaram recentemente, você não deveria esperar (finalmente) inicializar em uma área de trabalho da Mir em breve.

No entanto, eu imagino que alguns usuários de desktop MATE se preocupam com o servidor de exibição que eles estão executando, desde que eles acabem por funcionar e funcionem bem.

E continua a ser visto se o Mir pode fazer isso.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário