FERRAMENTAS LINUX: Foi rápido, o navegador Falkon já está disponível como um pacote snap

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Foi rápido, o navegador Falkon já está disponível como um pacote snap


O recentemente nomeado navegador Falkon, já se encontra disponível para ser testado no Ubuntu e no KDE Neon.


Agora, que o KDE Neon está adotando os pacotes snap  como sendo o seu formato de empacotamento padrão e como o Falkon estava sob os cuidados do KDE a sua chegada como um pacote snap era só uma questão de tempo e não se ele chegaria.

 "O navegador anteriormente conhecido como QupZilla ganhou um nome melhor Falkon e uma melhor casa, o KDE. Isso traz uma navegação web de qualidade de volta para o software nativo do KDE pela primeira vez em alguns anos. É uma experiência agradável ao usar o QtWebEngine e a integração com todas as partes do Plasma que você esperaria ", escreve o KDE Neon em uma breve postagem no blog para divulgar o Falkon e seu pacote Snap.

Instalação do Falkon no Ubuntu e no KDE Neon


Caso você use o KDE Neon e ele esteja atualizado você já deve possuir a plataforma KDE Frameworks já instalada

Caso você não use  o KDE Neon e usa uma máquina com o Ubuntu instalado você poderá fazer a instalação do snap da plataforma KDE usando o comando abaixo:

sudo snap install kde-frameworks-5


Esse snap possui o tamanho de 200 MB, então se a sua conexão for lenta prepare-se para esperar um pouco para tudo ser baixado e montado.

Agora que o snap foi instalado, você já pode fazer a instalação do  Falkon a partir do canal edge (development) da loja Snap. Como? Basta só executar este comando:

sudo snap install falkon --edge

O Falkon possui um tamanho de 3,2 MB pois a sua maior parte é fornecida pelo KDE Framework snap.

Se tudo correr bem, você já pode executar o Falkon no menu da sua aplicação e suá-lo com um aplicativo regular. Certamente esse ema não aparecerá muito bem em uma ambiente Desktop baseado em GTK+, mas caso você use o Plasma Desktop ele ficará bem.

OBS: Esse é um instantâneo que ainda está sendo refinado e desenvolvido sob o seu novo nome então será normal ainda encontrarmos dentro dele referências ao seu nome antigo "Qupzilla"  .

  
Até a próxima!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário