FERRAMENTAS LINUX: O Gping é como um ping regular, mas com um gráfico

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O Gping é como um ping regular, mas com um gráfico


Conheça o Gping!!



O comando ping é uma maneira útil de resolver problemas de rede - mas a saída parece um pouco maçante por padrão.

Digite Gping, uma ferramenta de ping cross-platform que imprime um gráfico bonito dentro do terminal.

O que é ping?

O Ping é uma pequena ferramenta que permite testar se o computador que você está usando pode se comunicar com a internet ou com um dispositivo em rede. O comando  envia um pequeno pacote de dados para um IP / URL especificado e, se receber um pacote de dados de volta, você sabe que está conectado.

O Ping também permite que você teste a velocidade da sua conexão com esse servidor especificado, informando o tempo que cada pacote leva para enviar e retornar. Quanto mais o ping, mais lento a conexão.

Mas você pode não gostar da forma como o comando de ping regular apresenta os dados, que é algo como isto:



O GPing é descrito pelo seu desenvolvedor como "Ping, mas com um gráfico". Quando executado, pings google.com (por padrão, você pode especificar qualquer endereço) e apresenta os resultados usando, choque, um gráfico.

Por que um gráfico?

"Eu pensei que um gráfico seria uma ótima maneira de visualizar os dados. Eu ainda queria apenas usar a linha de comando, então eu decidi tentar escrever uma plataforma cruzada que eu poderia usar. E aqui estamos ", diz o autor.

Embora a abordagem gráfica não corresponda às necessidades de todos, eu realmente escavo pessoalmente.

Ping é útil quando você está tentando determinar se um problema de rede que você está enfrentando, como velocidade lenta da internet, é com você ou o roteador, ou o site que você está tentando alcançar.

Eu trabalho fora de uma loja de café e o Wi-Fi regularmente diminui ou parece desligar mesmo que eu ainda esteja "conectado".

Então eu acho que esta ferramenta vai ser útil para mim!

Instale o Gping

Gping está disponível para Windows, MacOS e Linux. Está disponível para instalar no Ubuntu (e algumas outras distribuições Linux) como um aplicativo Snap (graças a alguns conselhos muito úteis no fórum Snapcraft ).

Basta abrir um terminal (você sabe, que você tem que usar  ele para usar o ping) e execute este comando:

snap install gping && snap connect gping:network-observe

Quando terminar, execute este comando, bem, execute a ferramenta

Gping

Ou, para pingar um endereço específico,

 gping address

É isso aí!

Créditos da imagem : Alan Pope, Chris Hoffman

Fonte


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário