FERRAMENTAS LINUX: O Wayland foi confirmado como o padrão para o Ubuntu 17.10

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

O Wayland foi confirmado como o padrão para o Ubuntu 17.10





O Wayland será enviado como o servidor de exibição padrão no Ubuntu 17.10 'Artful Aardvark'.



Embora sempre fosse o plano pretendido , os desenvolvedores do Ubuntu expressaram dúvidas sobre como mudar o mês passado , com a equipe do desktop Ubuntu liderar Will Cooke dizendo que ele sentiu que "Wayland ainda não está pronto".

Mas várias semanas, muitos testes de usuários e um GUADEC mais tarde, uma decisão está agora no lugar: o  Ubuntu 17.10 será enviado com o Wayland como a sessão padrão.

Como argumentamos em artigos anteriores, existe
uma pilha de razões ideológicas, políticas e técnicas pelas quais o Ubuntu quer mudar para o Wayland neste lançamento, o mais rápido possível, principalmente porque um LTS é grande.

Didier Roche da Canonical apoia isso, dizendo que o switch será uma chance para os desenvolvedores do Ubuntu "obter algum bom conjunto de comentários para estarem prontos e tomar nossa decisão final para o próximo LTS, 18.04".

As compilações diárias do Ubuntu 17.10 devem fazer com que os switches relevantes façam o Wayland virar a sessão padrão em breve - mas isso não impede que você possa testar o Ubuntu 17.10 com o Wayland agora.

A sessão Xorg ainda está incluída

Se você é um usuário da NVIDIA, um grande jogador, ou passa a usar o hardware que esta tecnologia de servidor de exibição de próxima geração ainda não joga bem, não entre em pânico. Embora Wayland seja padrão, não é obrigatório.

O Ubuntu ainda terá uma sessão X disponível  fora da caixa, pronta a rolar, a um ou dois passos.

E isso deve vir como um grande alívio para a maioria aqueles que Wayland atualmente não funciona o suficiente para ser um motorista diário.

Você já tentou Ubuntu on Wayland? Como foi a sua experiência? Deixe-nos (e outros leitores) conhecidos compartilhando sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário