FERRAMENTAS LINUX: O KDE junta-se ao Purism com o objetivo de construir o primeiro Smartphone com foco em privacidade do Mundo.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

O KDE junta-se ao Purism com o objetivo de construir o primeiro Smartphone com foco em privacidade do Mundo.






O Smartphone será alimentado pelo Plasma Mobile e o Linux.



Foi anunciado hoje pelo KDE  que está em uma parceria com o Purism ( que é uma empresa bastante conhecida por sua fabricação de lalptops de alta qualidade e com foco na privacidade um trabalho em um dispositivo de Smartphone que é verdadeiramente gratuito e alimentado pelo Linux.

O KDE é o responsável pelo desenvolvimento do ambiente Plasma Mobile ,smartphones e o  ambiente de desktop Plasma que é usado no Linux.

A Purism fez o lançamento recente de uma campanha de crowdfunding para um novo smartphone Linux que foi chamado de Librem 5, e pelo que parece eles estão trabalhando com a equipe do KDE para a criação do smartphone que é totalmente livre e open source (código aberto) que usa o Plasma Mobile.

Lydia Pintscher, presidente do KDE eV disse o seguinte:

"Construir um software livre e um smartphone com foco na privacidade tem sido um sonho da comunidade do KDE há muito tempo. Criamos o Plasma para não funcionar apenas em desktops e laptops, mas para todo o espectro de dispositivos".

 " A parceria com o Purism nos permitirá preparar o Plasma Mobile para o mundo real e integrá-lo perfeitamente com um dispositivo comercial pela primeira vez. O Librem 5 fará o Plasma Mobile brilhar da maneira que merece".

Lydia, do KDE, também acrescentou  que a parceria de hoje é um sonho que se torna realidade para a comunidade KDE, que terá um acesso completo e irrestrito à plataforma do hardware do Purism e com isso permitir a integração  do ambiente Plasma Mobile  para os dispositivos móveis pelaprimeira vez em um dispositivo comercial.


Ansioso para compar o smartphone Librem 5?


De fato possuir um dispositivo que é verdadeiramente de código aberto e orientado para a privacidade é o sonho de todos nós, Mas ao olharmos para o que houve com a visão da Canonical com o Ubuntu Phone e o Convergence , fica a dúvida se o KDE e o Purism vão conseguir criar  algo que seja rentável para os smartphone.

O fato é que o mercado já se encontra bem saturado de dispositivo Android ( que são alimentados pelo Linux) e também temos o iPhone  que é um dispositivo amado por muitos .  Sendo assim, devemos perguntar se " vale apena comprar o smartphone com o KDE Plasma Mobile  Librem 5?"
Caso a resposta seja sim, confira a campanha de crodwfunding do Librem 5 .




Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário