FERRAMENTAS LINUX: O Ubuntu Dock possui transparência adaptativa no Ubuntu 17.10, veja como funciona

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O Ubuntu Dock possui transparência adaptativa no Ubuntu 17.10, veja como funciona


Ele se adaptará ao ambiente e às aplicações


O colaborador do Ubuntu, Didier Roche, continua seu desenvolvimento na aparência do próximo sistema operacional Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark), e hoje anunciou que o Ubuntu Dock está obtendo transparência adaptativa.

A Canonical confirmou que o Ubuntu 17.10 viria com o ambiente de trabalho do GNOME 3.26 por padrão, embora a sessão padrão tenha sofrido inúmeras modificações em comparação com a baunilha para facilitar as coisas para aqueles que usam a interface Unity no Ubuntu 17.04 (Zesty Zapus) ou o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus).

Provavelmente, os usuários do Ubuntu 16.04 LTS não irão atualizar para o Ubuntu 17.10, mas temos certeza de que os usuários do Ubuntu 17.04 terão acesso ao final da vida em cerca de quatro meses a partir do momento da escrita, em algum momento de janeiro de 2018. Por isso, a Canonical quer fazer a transição do Unity to GNOME tão indolor quanto possível.

Algumas coisas estão faltando, é claro, mas pelo menos a Canonical tentou fazer o GNOME parecer e sentir-se como Unity, especialmente implementando seu próprio dock, chamado Ubuntu Dock, que em breve receberá transparência adaptativa, o que significa que ele irá adaptar sua transparência a aplicativos quando Eles tocam na doca (veja o primeiro vídeo abaixo).

"A idéia que levantei a montante era, portanto, considerar toda a interface do usuário [GNOME] Shell (que é, na sessão do Ubuntu, o painel superior e Ubuntu Dock) como uma única entidade. Seu status de opacidade está assim vinculado, como um elemento UI", explicou. Didier Roche em seu último relatório . "Os resultados são muito mais naturais".

A transparência adaptativa é habilitada por padrão para Ubuntu Dock

A última vez que conversamos aqui sobre o Ubuntu Dock , nós dissemos que é baseado na popular extensão Dash to Dock, e até mesmo usa suas configurações, o que significa que você ainda pode usá-lo em vez do Ubuntu Dock. Mas se você decidir ficar com Ubuntu Dock, você deve saber que o comportamento de transparência adaptativa está habilitado por padrão.

Didier Roche e o resto do time garantiram que a transparência adaptativa funciona bem com as configurações do Ubuntu Dock expostas nos aplicativos Configurações, incluindo o Intelli-hide e a posição da tela. Você pode assistir o segundo vídeo anexado abaixo para ver Ubuntu Dock em ação no Ubuntu 17.10.

Em suma, as coisas ficam ótimas para o Ubuntu 17.10 e, se não puder esperar até o lançamento oficial do próximo mês em 19 de outubro, você poderá baixar e instalar o Final Beta na próxima semana, em 28 de setembro de 2017. Até então, se você estiver usando as compilações diárias , você pode usar o último Ubuntu Dock para uma unidade de teste usando o PPA de transição .


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário