FERRAMENTAS LINUX: Marek começa a trabalhar no possível perfil de compatibilidade OpenGL para Mesa

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Marek começa a trabalhar no possível perfil de compatibilidade OpenGL para Mesa


Trabalho de compatibilidade entre o OpenGL e o Mesa começa!



O bem conhecido desenvolvedor de drivers de gráficos AMD de fonte aberta, Marek Olšák, enviou patches que oferecem suporte a compatibilidade ARB com o OpenGL 3.1.

A extensão ARB_compatibility quando introduzida no OpenGL 3.1 é para indicar os recursos obsoletos / removidos do OpenGL principal ainda estão disponíveis. Marek escreveu este fim de semana no Mesa-dev :

Isso não deve ser uma surpresa para alguns de vocês. Digamos que esta seja uma nova tendência na Mesa.

O OpenGL 3.1 com compatibilidade ARB é pequeno, já que a maior parte do trabalho já foi feita há muito tempo.

Este não é realmente um perfil de Compatibilidade porque o primeiro perfil de Compatibilidade começa no OpenGL 3.2, mas é fundamentalmente o mesmo.

No que diz respeito à importância do suporte ao perfil de compatibilidade OpenGL, é principalmente uma função para os usuários da estação de trabalho. Há muitas aplicações de estação de trabalho / aplicativos OpenGL que dependem infelizmente do contexto de compatibilidade OpenGL para usar bits GL legados com versões mais recentes da API OpenGL. Esta foi uma das principais razões expressas pelas quais a AMD ainda mantém o seu driver OpenGL de código fechado no AMDGPU-PRO em vez de se concentrar em AMDGPU + RadeonSI para todos os casos de uso.

Mais informações sobre OpenGL ARB_compatibility através do OpenGL Wiki .

Os patches de compatibilidade ARB_ OpenGL 3.1 são bastante pequenos. Será interessante ver de onde o trabalho muda a partir daqui e se a AMD realmente estiver segurando o suporte de perfil de compatibilidade completo (OpenGL 3.2+) para possivelmente empurrar os clientes da estação de trabalho para o driver RadeonSI Gallium3D no futuro.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário