FERRAMENTAS LINUX: O Desktop SUSE Linux Enterprise 15 irá usar o Wayland por padrão, o Firewalld e o GCC 7

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

O Desktop SUSE Linux Enterprise 15 irá usar o Wayland por padrão, o Firewalld e o GCC 7



O SLE 15 entrou recentemente no programa beta fechado

SUSE recentemente iniciou o desenvolvimento da série de sistemas operacionais SUSE Linux Enterprise (SLE) 15 e eles apenas abriram o programa beta fechado esta semana lançando o primeiro marco beta.

O SUSE Linux Enterprise 15 será desenvolvido com alguns objetivos principais em mente, incluindo suporte para instalar e usar módulos e extensões mais fáceis do que antes, usar pacotes em todo o universo SUSE, suportar vários cenários e arquiteturas em 64 bits, IBM System z ( s390x), sistemas ARM64 (AArch64) e Power LE, bem como em ambientes de nuvem, virtuais, físicos, host e convidados.

Além disso, quer que o SUSE Linux Enterprise 15 seja compatível com os regulamentos e use um modelo de desenvolvimento seguro. A SUSE também promete fornecer uma base de código comum para infra-estruturas em contêineres e tradicionais, bem como permitir instalações do sistema operacional a partir de um único meio.

"O SLE 15 é desenvolvido com base em" Infra-estrutura tradicional "e" Infraestrutura definida pelo software ", e mudanças significativas e importantes do anterior SUSE Linux Enterprise 12 são feitas para abordar ambos os mundos do modo mais elegante e mais simples", disse Frederic Crozat, Release Manager, SUSE, no anúncio de lançamento .

Wayland, GCC 7 e OpenSSL 1.1 por padrão no SLE 15

Para o SUSE Linux Enterprise 15, o SUSE decidiu usar o kernel do Linux 4.12, GCC (GNU Compiler Collection) 7 como compilador de sistema padrão, OpenSSL 1.1.x como padrão com OpenSSL 1.0.x disponível como um módulo legado, o Python 3.6 como padrão com Python 2 disponível como módulo legado, bem como Perl 5.26, Ruby 2.5, TLS 1.3, OpenJDK 9 e PHP 7.x.

As novas aplicações incluídas para este ciclo são Firewalld como firewall padrão em vez de SUSEFirewall2, Chrony como implementação padrão NTP (Network Time Protocol) em vez de ntpd, que estará disponível como módulo legado, 389 Directory Server como servidor LDAP padrão em vez de OpenLDAP, cujo bibliotecas ainda estarão disponíveis e cluster-raid 10 como uma pré-visualização técnica.

Por último, mas não menos importante, o SUSE Linux Enterprise Desktop 15 será enviado com a exibição de Wayland da próxima geração por padrão, executando o mais recente ambiente de desktop GNOME 3.26 no topo. No entanto, a SUSE observou que o suporte do Wayland só estaria disponível para instalações de 64 bits. O SLE 15 também contará com a replicação de três vias DRDB multi-nó, melhor suporte NVDIMM e busca aprimorada de pacotes em módulos.

O programa beta fechado está disponível para usuários registrados e fornece links de download para o SUSE Linux Enterprise Desktop (SLED) 15 Beta 1, SUSE Linux Enterprise Server (SLES) 15 Beta 1, SUSE Linux Enterprise Workstation Extension (SLE-WE) 15 Beta 1 , e o SUSE Linux Enterprise High Availability (SLE-HA) 15 Beta 1 constrói. Leia a lista de problemas conhecidos antes de saltar no teste beta.


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário