FERRAMENTAS LINUX: O LibreOffice está obtendo nova aparência para o desktop Plasma do KDE graças ao projeto LiMux

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O LibreOffice está obtendo nova aparência para o desktop Plasma do KDE graças ao projeto LiMux


O trabalho é patrocinado pela cidade de Munique

Durante o evento da LibreOffice Conference 2017 que aconteceu em Roma, Itália, de 10 a 13 de outubro, houve conversas sobre o status do porto Qt 5 do plugin VCL do LibreOffice para o KDE Plasma.

Todos os anos, The Document Foundation planeja e organiza um evento da Conferência LibreOffice onde desenvolvedores, contribuidores, patrocinadores, usuários e outros membros da comunidade LibreOffice podem se reunir para falar sobre o futuro da suíte de escritório Open Souce.

E este ano eles planejaram os novos recursos do próximo lançamento principal do pacote de escritório multiplataforma, o LibreOffice 6.0, que chegará no final de janeiro de 2018 com uma nova aparência para o ambiente de desktop KDE Plasma, o trabalho que será patrocinado pelo LiMux projeto.

O LiMux é um projeto criado pela cidade de Munique, um sistema operacional GNU / Linux que está sendo usado em mais de 15.000 computadores de funcionários públicos. O sistema operacional vem pré-instalado com inúmeras aplicações de código aberto, entre as quais podemos citar o LibreOffice.

A Katarina Behrens da CIB conversa na Conferência LibreOffice 2017 sobre como a VCL, o conjunto de ferramentas usado pelo LibreOffice para desenhar sua interface de usuário e adaptá-la aos kits de ferramentas Qt ou GTK +, precisa ser melhorada para que seja ótimo no ambiente de trabalho do desktop KDE Plasma.

"Se você está se perguntando se isso trará o selecionador de arquivos nativo Plasma 5 no LibreOffice, a resposta é sim", disse o desenvolvedor Elvis Angelaccio em seu blog . "Se algum desenvolvedor quiser ajudar a atingir esse marco, não hesite em contactar a Katarina, que irá apresentá-lo ao que ainda precisa ser feito (muito)".

A cidade de Munique patrocina o trabalho

A Katarina Behrens tem tentado muito nos últimos meses para acessar o plug-in KDE do LibreOffice do Qt 4 e do kdelibs4 para a moderna pilha Qt 5 e KDE Frameworks 5. O trabalho foi patrocinado pela cidade de Munique porque eles ainda querem usar LibreOffice em seus computadores LiMux.

A nova versão do plug-in do KDE virá em breve com o suporte adequado para o servidor de exibição Wayland da próxima geração e os displays HiDPI. Acreditamos que este trabalho será implementado no LibreOffice 6.0, que está obtendo uma primeira compilação Alpha no final da semana, se você quiser testá-la em sua área de trabalho do KDE Plasma.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário