FERRAMENTAS LINUX: O Linux Mint 18.3 adiciona suporte completo para o Flatpak

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O Linux Mint 18.3 adiciona suporte completo para o Flatpak

O suporte completo virá no Linux Mint 18.3!



O Linux Mint será a mais nova distro a vir com o suporte para o flatpak e com isso difundirá mais ainda o próximo geração  de  aplicativos para o Linux.

O projeto diz que o próximo lançamento do Linux Mint 18.3 virá com "suporte total" para o Flatpak fora da caixa.

Isso incluirá integração com o Linux Mint Software Manager.

"O Flatpak é muito promissor para nós e sua implementação já é muito estável", diz o Mint de Linux em seu último boletim mensal .

A versão  18.3 do Linux Mint já virá com o suporte pré instalado  e pré-configurado para ser usado nos dois repositórios  mais populares do Flatpak: a loja de aplicativos ' Flathub ' e o 'gnome-apps', que é usado principalmente por desenvolvedores do GNOME .

Com o intuito de facilitar a instalação de aplicativos Flatpak, foi adicionada uma nova seção no Linux Mint 18.3.


O Flatpak é considerado como sendo a "tecnologia da próxima geração para construir e instalar aplicativos de desktop" com segurança.

Diferente de uma instalação por PPA, o  aplicativo Flatpak é executado em seu próprio mini-ambiente isolado. Este sandbox contém tudo o que o aplicativo precisará executar (pode compartilhar dependências com outros pacotes Flatpak instalados também).

Isso significa, por exemplo, que usando o Flatpak, você poderá executar várias versões do mesmo aplicativo lado a lado, sem problemas.

Essa é uma solução quase personalizada para o Linux Mint pois ele se baseia em uma versão LTS estável . Sendo que a distro é bastante criticada por usar software desatualizado. 

Com isso os usuários do Flatpak no Linux Mint em teoria poderão instalar o software  mais recente mesmo em uma base estável do LTS sem contrariar a falta de dependências e conflitos de pacotes.

Isso deixa as coisas mais fácies para os fabricantes de aplicativos

" O Flatpak torna trivial para editores de software upstream distribuir seu software para usuários de Linux, sem ter que se preocupar com uma infinidade de distribuições e as muitas bases que temos de suportar".

Mas nem tudo é maravilha. pois, assim como acontece com o Snaps o Flatpak também tem problemas Atualmente, eles se mostram fora do local, inadimplentes ao  tema Adwaita GTK. Mint diz que eles usarão os temas Mint-X / Mint-Y eventualmente, mas provavelmente não em 18.3.


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário