FERRAMENTAS LINUX: A Canonical precisa sua ajuda para descobrir uma direção para o Mir / Wayland do Ubuntu

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

A Canonical precisa sua ajuda para descobrir uma direção para o Mir / Wayland do Ubuntu



O apoio Wayland avançou muito para Mir ultimamente

O desenvolvedor da Canon, Gerry Boland, informa sobre os fóruns da comunidade sobre o último trabalho realizado por ele e sua equipe para implementar o suporte do Wayland no servidor de exibição Mir.

Isso mesmo, a Canonical ainda tem uma equipe de desenvolvedores trabalhando no servidor de exibição Mir, apesar do desenvolvimento da Unity 8 ser descartado, e parece que está indo em uma direção diferente desta vez. O último trabalho realizado pelos desenvolvedores do Mir feito envolve a implementação básica do suporte Wayland, incluindo entradas de mouse e teclado.

A implementação de Wayland Conformance Suite (wlcs) também permite que o cliente se conecte ao servidor, além de criar janelas e desenhar neles, mas há muito trabalho a ser feito antes de alcançar o suporte completo da Wayland para Mir, o que envolve a adição de elementos essenciais funciona como copiar e colar ou arrastar e soltar.

Além disso, eles precisam lidar com o suporte sub-superfície e sub-compositor, adicionar mais funcionalidades de gerenciamento de janelas e implementar todas as extensões de protocolo no repositório Wayland-protocols, então eles estão no ponto em que eles precisam do feedback da comunidade para descobrir uma direção para Mir.

"Nós também estamos no lugar onde precisamos chegar à comunidade e perguntar quais são os aspectos do seu desktop que você mais valoriza, para nos ajudar a descobrir uma direção para Mir", disse Gerry Boland. "Abaixo, há alguns tópicos, por favor, leia, e se você tiver alguma opinião sobre esses tópicos, responda. Todos os comentários são bem-vindos. "

Mesa de trabalho altamente modular ou monolítica

Os usuários são convidados a enviar seus comentários sobre o segmento dedicado e escolher entre uma implementação de área de trabalho monolítica onde o servidor de exibição, o compositor, o gerenciador de janelas, os painéis, as docas e a área de trabalho estão todos em um único processo ou um desktop altamente modular onde Todos eles são processos individuais.

Você pode ver os prós e os contras de cada implementação no respectivo tópico, onde a Canonical também deseja seus comentários sobre várias opções de personalização e temas que você usa no Ubuntu , bem como qualquer outro recurso que você precisa para o seu computador pessoal com o Ubuntu Linux.

Por enquanto, a última versão do Ubuntu, Artful Aardvark ( Ubuntu 17.10 ), usa o servidor de exibição do Wayland, por padrão, para as placas gráficas da Intel, com o servidor de exibição do servidor X.Org como um recurso para Nvidia e AMD Radeon ou outras configurações onde Wayland isn ' t suportado por padrão ou não.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário