FERRAMENTAS LINUX: A Requisição AMDGPU DC foi enviada para o kernel Linux 4.15 com 132.395 Linhas de Código

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A Requisição AMDGPU DC foi enviada para o kernel Linux 4.15 com 132.395 Linhas de Código



Saiba mais!!



Um dia depois de enviar o principal pedido DRM para o Linux 4.15, David Airlie da Red Hat enviou o pedido de tração secundário que apresentaria a tão aguardada introdução do AMDGPU DC no kernel do mainline.

Se você não sabe o que é o AMDGPU DC, você definitivamente precisa estar lendo mais Phoronix, pois foi um dos recursos mais procurados pelos usuários do Radeon Linux por meses / anos. AMDGPU DC é o que permitirá que a Radeon RX Vega (e Raven Ridge) tenha suporte de exibição de trabalho com o kernel Linux principal, oferece suporte de áudio HDMI / DP para GPUs AMD recentes, configuração de modo atômico, os fundamentos necessários para expor FreeSync e outros funcionalidade de exibição moderna.

A AMDGPU DC foi originalmente conhecida como "DAL" e há muito tempo entrou em obter este código de exibição do sistema operacional cruzado até os padrões do kernel do Linux e em um estado onde ele é adequado para a fusão. A Airlie enviou a AMDGPU DC como seu próprio pedido de tração no caso de ser rejeitado por Linus Torvalds, não teria adiado o resto do novo material do Direct Rendering Manager.

Este novo caminho de código de exibição é 132.395 linhas de código , não o tamanho geral do driver ou qualquer coisa ao longo dessas linhas. DC é enorme. Airlie advertiu Torvalds nesta solicitação de tração de que há outras coisas que ele talvez não goste, além do enorme tamanho do código:

- O DC é projetado para uma base de código compartilhada do OS e, portanto, há algumas abstrações no código ... Comparado com o original DAL, muitas das abstrações foram removidas / retrabalhadas, mas ainda não é um código de kernel Linux virgem.

- A árvore contém todo o histórico de confirmação, incluindo o código cabeludo no início.

- O código de cálculo de largura de banda está usando flutuadores / duplos em vez de ponto fixo, mas seria um grande compromisso mudar esse código com a possibilidade de introduzir regressões.

- A qualidade do código é "um pouco melhor do que a qualidade STAGING, mas não de forma tão maciça".

Através deste pedido .

Também é importante lembrar aos usuários do Linux que a AMDGPU DC já está sendo usada no driver híbrido AMDGPU-PRO da empresa com o driver do kernel DKMS. No geral, a DC está funcionando bastante bem ao longo do meu teste.

Os desenvolvedores da AMD originalmente publicaram o DAL no início de 2016 e, nessa fase, eram linhas de código de 93k antes de serem reescritas significativas. Tem sido uma grande jornada chegar a esse ponto onde esperamos aterrar em 4.15.

É importante lembrar também que o AMDGPU DC não é usado por padrão, a menos que você esteja em uma GPU Raven / Vega. Se você quiser usar DC com suas Ilhas do Mar através do hardware Polaris / Fiji, você precisará inicializar com amdgpu.dc = 1 para usar a nova pilha de exibição.

Agora, aguarde e veja o que Torvalds decide fazer com este código ... Não ter em 4.15 seria uma decepção enorme, pois está prejudicando a experiência Radeon RX Vega, especialmente, mas também outras desejadas há muito tempo. Recursos AMD Linux de código aberto, como o áudio HDMI / DP.




Fonte


Até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário