FERRAMENTAS LINUX: Um recurso útil de gerenciamento de energia da Intel chegou para o kernel Linux 4.15

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Um recurso útil de gerenciamento de energia da Intel chegou para o kernel Linux 4.15



Saiba mais !!!



As modificações do subsistema libata hoje em dia tendem a não ser muito interessantes, mas para Linux 4.15 há uma mudança de gerenciamento de energia notável.

Dois anos atrás, foi uma postagem no blog do colaborador do kernel, Matthew Garrett, sobre a redução do uso de energia para Haswell e laptops mais novos . O trabalho que ele estava fazendo naquela época para o gerenciamento de energia da SATA não acabou ficando mesclado e teve alguns problemas, mas agora o Hans de Goede, da Red Hat, seguiu o trabalho e conseguiu que fosse fundido.

A mudança de gerenciamento de energia em questão é adicionar um med_power_with_dipm link_power_management_policyconfiguração. Esta nova política "média" deve se comportar bem com mais hardware. A política de LPM de desempenho máximo padrão não permite que a CPU atinja os estados de energia mais baixos enquanto a política mínima economiza mais energia, mas pode causar problemas com alguns discos / SSDs e levar a falhas ou corrupção de disco.

Como Hans explicou no patch , esta nova política média que será o padrão corresponde ao comportamento do driver Intel IRST Windows que a maioria dos laptops usa e, portanto, não deve causar problemas. O teste de Hans descobriu que esta nova política "med_power_with_dipm" em seu laptop ThinkPad T440s diminuiu o uso de energia em 1,2 Watts, o mesmo que usar a política min_power.

Uma economia de um watt com computadores portáteis Intel eficientes em termos de energia deve ser bastante perceptível com este recurso para o Haswell e CPUs mais recentes. Essa mudança, juntamente com outros trabalhos da ATA, foi mesclada através do pedido da  libata de ontem .


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário