FERRAMENTAS LINUX: O SparkyLinux 5.2 "Nibiru", foi oficialmente lançado, é baseado no Debian 10 "Buster"

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

O SparkyLinux 5.2 "Nibiru", foi oficialmente lançado, é baseado no Debian 10 "Buster"



A distro vem com o kernel Linux 4.14.2 do Debian Sid

O desenvolvedor do sistema operacional SparkyLinux baseado em Debian anunciou na quarta-feira a disponibilidade geral do lançamento SparkyLinux 5.2 "Nibiru".

A série SparkyLinux 5 da distribuição GNU / Linux segue um modelo de lançamento contínuo e baseia-se no Debian Testing, o que significa que o SparkyLinux 5.2 "Nibiru" empresta todos os benefícios do próximo sistema operacional Debian GNU / Linux 10 "Buster".

Disponível como um sistema operacional de computador completo, o SparkyLinux 5.2 é direcionado para PCs mais antigos, tal como vem com os ambientes de desktop ligeiros Xfce, LXQt e MATE, bem como o gerenciador de janelas do Openbox para a edição Sparky 5.2 MinimalGUI e um texto- variante de modo para o sabor MinimalCLI.

A edição MinimalCLI do SparkyLinux 5.2 permite aos usuários criar sua instalação perfeita do SparkyLinux, permitindo que eles primeiro instalem o sistema base e, em seguida, adicione a interface da área de trabalho e os aplicativos de sua escolha. Tudo isso é possível graças ao Sparky Advanced Installer.

Aqui está o que há de novo no SparkyLinux 5.2

Completamente sincronizado com os repositórios Debian Testing (Buster) a partir de 17 de dezembro de 2017, o SparkyLinux 5.2 é alimentado pelo kernel Linux 4.14.2 LTS do Debian Sid repos e usa a mais recente estrutura de instalação universal Calamares 3.1.10 como instalador gráfico padrão, que vem com suporte de criptografia de disco completo.

Além disso, existe agora um link simbólico do binário "sparkylinux-installer" que aponta para o "sparky-installer" (Sparky Advanced Installer) e o atalho "spb" agora aponta para o comando "sparkybackup" (Backup Tool) . Oito novos papéis de parede da natureza polonesa foram adicionados ao pacote "sparky-artwork-nature" também.

Devido ao uso anormal da CPU do pacote "xfce4-pulseaudo-plugin" na edição SparkyLinux Xfce, os desenvolvedores tiveram de substituir o plugin pela ferramenta "pasystray". Além disso, o gerenciador de arquivos do PCManFM foi substituído por Thunar na edição MinimalGUI, que agora automaticamente meses discos USB externos.

Se você quiser usar um kernel mais recente, você sempre pode encontrar o kernel Linux 4.14 mais recente no repositório instável do SparkyLinux. Agora, existe o kernel 4.14.8 do Linux disponível para instalação. No entanto, você deve ter em mente que SparkyLinux 5 series não é considerada uma edição estável.

"Sparky com base no teste Debian não é uma edição estável, pode fazer problemas às vezes e pode precisar de reparo individual. Se você preferir um sistema operacional muito estável - Sparky 4.x da linha estável será uma escolha melhor", disse o desenvolvedor SparkyLinux no anúncio .

Você pode baixar o SparkyLinux 5.2 Xfce, SparkyLinux 5.2 LXQT , SparkyLinux 5.2 MATESparkyLinux 5.2 MATE , bem como as edições do SparkyLinux 5.2 MinimalGUI e MinimalCLI agora mesmo através do nosso portal de software Linux, mas os usuários existentes do SparkyLinux 5.x precisam apenas atualizar suas instalações para receber o mais recentes lançamentos de software.


Até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário