FERRAMENTAS LINUX: O Android Virus pode espiar os usuários de uma maneira que você nunca viu antes

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O Android Virus pode espiar os usuários de uma maneira que você nunca viu antes



Malware se espalhando por sites falsos de operadoras

O ecossistema Android está constantemente sob ataque de novas formas de malware, e agora os especialistas em segurança do Kaspersky descobriram um vírus que pode espionar os usuários de uma maneira completamente nova em comparação com ciber-infecções conhecidas.

O Skygofree, que recebeu o nome de um dos domínios que usava para dispositivos comprometedores, existe há pelo menos 2014, diz Kaspersky , apesar dos sinais de infecção descoberta no final do ano passado.

O Skygofree normalmente espera vítimas em sites falsos de operadores móveis, já que os atores mal intencionados disfarçavam o malware como uma atualização para os aplicativos pré-instalados que normalmente são enviados em smartphones comprados pelas operadoras. Os aplicativos infectados pelo Skygofree prometem oferecer uma velocidade mais rápida na Internet, tentando enganar os visitantes para baixá-los.

"Se um usuário engolir a isca e baixar o Trojan, ele exibe uma notificação de que a instalação está supostamente em andamento, se esconde do usuário e solicita instruções adicionais do servidor do comando. Dependendo da resposta, pode baixar uma variedade de cargas úteis - os atacantes têm soluções para quase todas as ocasiões ", diz Kaspersky, acrescentando que todas as infecções descobertas até agora estavam na Itália.

Capacidades do malware

No que diz respeito ao que o malware pode fazer para o seu dispositivo, há recursos de espionagem muito complexos e avançados, como rastrear a localização do telefone e ativar a gravação de áudio quando chegar a um determinado local. Isso pode ser usado para ciberespionagem, pois um dispositivo infectado pode começar a gravar áudio quando o proprietário do telefone estiver em locais chave monitorados por hackers, como um CEO na sede da empresa em reuniões privadas.

Além disso, o Skygofree pode conectar o dispositivo a redes Wi-Fi rastreadas por atacantes e assim coletar informações sobre sites visitados, senhas e até dados de cartão de crédito.

Ele pode monitorar aplicativos de mensagens instantâneas como o Facebook Messenger, o Skype e o WhatsApp e roubar conversas usando os Serviços de Acessibilidade do telefone.

E uma das piores coisas que pode fazer é tirar uma foto sua com a câmera frontal toda vez que desbloquear o dispositivo.

O que é importante saber é que o malware não chegou ao Google Play Store e isso enfatiza mais uma vez a importância de sempre baixar aplicativos de fontes em que você possa confiar.



Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário