FERRAMENTAS LINUX: Há trabalho experimental em um processador Vulkan para o KWin da KDE

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Há trabalho experimental em um processador Vulkan para o KWin da KDE





Confira!!


Existe um ramo experimental do gerenciador / compositor de janelas KWin do KDE com suporte para composição Vulkan. 

Durante a semana passada, Fredrik Höglund começou a trabalhar no suporte KWin Vulkan para que esta API gráfica de baixo nível e alto desempenho possa ser usada para composição, em vez de OpenGL. Até agora, ele traçou muitos dos códigos fundamentais de Vulkan e o trabalho de infraestrutura necessário, juntamente com algumas características básicas, como por serem capazes de renderizar sombras de janela e portar outros efeitos de janela para Vulkan. 

O trabalho em seus estágios ainda muito iniciais pode ser encontrado através deste ramo Gitmas, por enquanto, provavelmente não seria útil ou faria muito para os usuários finais que não queriam ajudar com o desenvolvimento. Certamente será interessante ver aonde vai. Vale ressaltar que o trabalho até agora está sendo liderado por Fredrik Höglund, que não é um desenvolvedor sem nome, mas sim um colaborador KDE de longa data e também contribuiu para Mesa rotineiramente. Em 2015, quando Martin Flöser, gerente da KWin, desconhecia a idéia de apoio da Vulkan para o KWin , mas também não achava que os motoristas da Vulkan amadurecessem isso também. 

De qualquer forma, certamente será interessante ver o que vem deste ramo Git para o suporte KWin Vulkan. Até agora, não vimos o gerenciador de janelas / gerenciador de janelas do GNOME buscar qualquer suporte da Vulkan, mas o kit de ferramentas GTK 4.0 possui um processador Vulkan em vencimento. Para o kit de ferramentas do Qt5, existem os capacitadores do Vulkan a partir do Qt 5.10, mas ainda não há suporte para suporte para renderização de interfaces Qt com o Vulkan.


Fonte


Até a póxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário