FERRAMENTAS LINUX: Linux Games / Apps pode obter maior controle sobre a freqüência GPU no hardware Intel

sexta-feira, 16 de março de 2018

Linux Games / Apps pode obter maior controle sobre a freqüência GPU no hardware Intel




Confira!!



Chris Wilson, da equipe de drivers de gráficos Linux da Intel, publicou um grande conjunto de 36 patches na quarta-feira para o driver DRM kernel.

Os 36 patches concluem com o suporte de solicitações de usuário por contexto para controle de freqüência GPU. Basicamente, é para permitir que jogos ou aplicativos - como programas multimídia - optem para tentar selecionar / solicitar sua freqüência de GPU em vez de deixar o driver. Em situações sensíveis ao desempenho, como jogos ou reprodução de vídeo, isso pode ser benéfico para oferecer uma experiência mais desejável se o aplicativo / motor tiver a lógica para determinar o quão rápido / lento de uma GPU pode ser processada.

Chris Wilson explicou a lógica no patch final:
Muitas vezes, nos encontramos diante de uma carga de trabalho onde o usuário sabe antecipadamente qual a freqüência de GPU que eles exigem para que ele seja concluído em tempo hábil e, usando a experiência passada, eles podem superar o autotuning RPS assistido com HW. Um exemplo pode ser o kodi (HTPC), onde eles sabem que a decodificação e composição de vídeo requer uma freqüência mínima para evitar a queda de um quadro ou, ao contrário, saber quando eles estão em um modo de energia e preferem ter atualizações mais lentas do que acelerar a freqüência GPU e consumo de energia. Outras cargas de trabalho podem derrotar completamente o autotuning e precisam de controle manual para atingir seus objetivos de desempenho, por exemplo, aplicativos explosivos que requerem baixa latência.

Para acomodar as diferentes necessidades de diferentes aplicativos, que podem estar sendo executados simultaneamente, queremos um sistema mais flexível do que um limite global fornecido pelo sysfs. Para este fim, oferecemos ao aplicativo a opção de definir os limites de freqüência desejados no próprio contexto, e aplicar esses limites quando executamos comandos do aplicativo, alternando entre os limites, tão facilmente quanto alternamos entre os próprios clientes.

A série de patchs pode ser encontrada aqui e talvez veremos o material de trabalho para o ciclo de DRM do kernel  Linux 4.18 que acabou de ser iniciado .

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário