FERRAMENTAS LINUX: Rival o iMessage do Google é chamado de "Chat" e está sendo lançado este ano

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Rival o iMessage do Google é chamado de "Chat" e está sendo lançado este ano



O Google espera que o Chat substitua completamente o antigo SMS escolar


O Google tem tentado por muito tempo construir uma solução universal de mensagens para o Android, e parece que a empresa está pronta para fazer isso mais uma vez com um aplicativo baseado em um conceito diferente, mas cuja finalidade é praticamente a mesma: trazer uma alternativa semelhante a iMessage para dispositivos alimentados pelo sistema operacional móvel do gigante de buscas.

A nova tentativa do Google de concorrer com a Apple é chamada de "Chat", segundo um relatório do The Verge , e seu objetivo não é apenas fornecer aos usuários do Android uma plataforma de mensagens semelhante ao iMessage, mas também substituir completamente o SMS antigo .

Digite RCS

E a empresa com sede em Mountain View pensou em tudo com antecedência, parece, já que a maneira como planeja fazer isso envolve serviços de comunicação ricas (RCS) e operadoras em todo o mundo.

Em vez de criar um aplicativo completamente novo que seria pré-instalado no Android, o Google quer levar o Chat para as Mensagens do Android, o cliente padrão disponível no Android.

O RCS é uma tecnologia que o Google, junto com outras empresas, incluindo a Microsoft, mas sem a Apple, investiu nos últimos dois anos, e agora parece que também está recebendo suporte das operadoras.

Com o RCS, o Google pode ativar mensagens comuns sem usar o SMS, mas com bate-papos usando planos de dados e recursos mais avançados, como recibos de leitura, indicadores de digitação, textos de grupo e suporte a fotos e vídeos. Outras melhorias já estão na mesa, como GIFs e adesivos, parece.














O que é muito importante saber, no entanto, é que a nova abordagem do Google em relação a uma solução de mensagens significa que a empresa não estará no controle de quem receberá esses recursos. Em vez disso, as próprias operadoras precisam ativá-lo para seus clientes e, como se vê, vários estão dispostos a fazê-lo assim que este ano.

Sem criptografia

Bate-papo funcionará de maneira semelhante ao iMessage. Ele usará planos de dados para entregar mensagens que pesam apenas alguns bytes e, sempre que o novo protocolo não estiver disponível no telefone do destinatário, ele alternará automaticamente para o SMS para garantir que a mensagem seja entregue.

A maior desvantagem agora parece ser a segurança do Chat. Parece que a nova tecnologia de mensagens do Google não oferecerá criptografia de ponta a ponta, um recurso que é meio importante hoje em dia, considerando as preocupações de privacidade e que já está disponível na maioria dos aplicativos de mensagens como o WhatsApp e até mesmo o iMessage da Apple. Sem criptografia, as mensagens poderiam ser interceptadas por praticamente todos, sejam eles órgãos do governo ou hackers.

O bate-papo do Google pode ver a luz do dia nos primeiros dispositivos assim que este ano, embora um ETA específico ainda não esteja disponível. Se tudo correr bem e as operadoras realmente apoiarem a adoção do Chat, os usuários do Android poderão finalmente obter um aplicativo de mensagens universal no outono. Há uma grande chance de a Apple não suportar isso.


Fonte

Até a próxima!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário