FERRAMENTAS LINUX: O driver VC5 Gallium3D torna-se V3D, habilitado por padrão no Mesa

quinta-feira, 17 de maio de 2018

O driver VC5 Gallium3D torna-se V3D, habilitado por padrão no Mesa




Confira!!


O que foi desenvolvido como o driver VC5 Gallium3D agora é renomeado para V3D e ativado por padrão nas novas construções do Mesa 18.2.

O driver Broadcom Video Core V que já fazia parte do Mesa foi renomeado como V3D para corresponder ao nome do driver de kernel V3D DRM. A renomeação do VC5 para V3D ocorreu porque este driver já suporta um dispositivo VideoCore VC6, portanto, a nomenclatura do VC 5 não é mais considerada adequada.

É com a próxima janela de mesclagem do kernel Linux 4.18 que o driver V3D DRM está sendo mainlined, então agora era a hora de renomear o driver OpenGL de espaço de usuário Gallium3D, bem como ativá-lo por padrão. No processo, este código V3D foi atualizado para usar a ABI de espaço de usuário V3D finalizada. Enquanto o VC5 faz parte da principal árvore do Mesa, ele foi desenvolvido contra um simulador e agora este driver está pronto para hardware real.

O Broadcom VideoCore V é uma nova geração de hardware gráfico com sucesso no VC4 que é mais notável no hardware Raspberry Pi da geração atual. O hardware VC5 agora tem capacidade para Vulkan e OpenCL, deve ser muito mais rápido e também um suporte OpenGL muito mais competente. Vimos que o hardware VC5 aparece em alguns set-top boxes e até agora, mas ainda não existe nenhum Raspberry Pi de próxima geração ou outra placa de desenvolvedor. Espero que não demore muito para que esse sonho seja realizado.

Eric Anholt, da Broadcom, também está trabalhando em um driver Vulkan "BCMV" para a pilha de drivers do VideoCore V, mas isso ainda precisa ser resumido no Mesa.

As últimas alterações do VC5 / V3D ao driver Gallium3D estão disponíveis no Mesa Git para a versão Mesa 18.2 do próximo trimestre.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário