FERRAMENTAS LINUX: O módulo KMS virtual começou a progredir como parte do GSoC 2018

terça-feira, 29 de maio de 2018

O módulo KMS virtual começou a progredir como parte do GSoC 2018




Confira!



Além do projeto Vulkan Virgl, outro dos projetos interessantes para o Google Summer of Code 2018 é o desenvolvimento do VKMS, um driver Virtual KMS DRM.

O foco deste módulo VKMS é permitir a configuração de um modo para executar uma exibição no X / Wayland com uma máquina sem cabeçalho, como para testes e outros propósitos quando não suportados por um monitor físico. Mas este módulo VKMS ainda permitiria que a saída virtual fosse apoiada por uma GPU física. Este projeto GSoC 2018 sob o guarda-chuva X.Org está sendo perseguido pelo estudante Rodrigo Siqueira.

Embora o GSoC 2018 tenha começado muito cedo, já houve algum progresso no VKMS este mês. No início do mês foi introduzindo o driver básico e por básico entende-se, uma implementação de driver de kernel muito rudimentar com apenas os barebones. Mas desde então começou a ser preenchido, embora neste momento ainda esteja longe de ser funcional para o usuário final.

Certamente será interessante ver até que ponto o VKMS amadurecerá neste verão e se terminará em uma trajetória para se fundir no kernel principal do Linux. À medida que evolui, certamente o cobriremos no Phoronix, sendo um dos projetos mais empolgantes do GSoC 2018, do nosso ponto de vista.

Para aqueles que querem acompanhar o progresso por conta própria, existe o tópico / vkms branch em drm-misc .


Fonte

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário