FERRAMENTAS LINUX: O XWayland recebe correções para um melhor manuseio do EGLStreams

quinta-feira, 24 de maio de 2018

O XWayland recebe correções para um melhor manuseio do EGLStreams




Confira!!



Enquanto o recém-lançado X.Org Server 1.20 tem suporte inicial para o XWayland com o EGLStreams, então os aplicativos / jogos X11 no Wayland ainda podem se beneficiar da aceleração de hardware, no seu estado atual ele não se integra muito bem com os compositores desktop Wayland que desejam suportá-lo. Isso está mudando com uma nova série de patches.

Olivier Fourdan, da Red Hat, enviou cinco patches para consertar o suporte ao XWayland EGLStreams e permitiu que o parâmetro de linha de comando -eglstream ativasse esse suporte do EGL no XWayland. Mas nos casos em que o suporte ao EGLStreams não funciona, ele manipulará a situação de forma elegante.

Fourdan explicou na série de correções
 :
Para ativar o suporte EGL em Xwayland, é necessário passar "-eglstream" para a linha de comando Xwayland.

Como o Xwayland é iniciado automaticamente pelos compositores Wayland (gnome-shell / mutter, weston, etc.), isso precisa ser incluído no compositor.

No entanto, se o Xwayland não tiver sido construído com suporte a eglstream, a opção de linha de comando "-eglstream" não será suportada e o Xwayland será desativado.

Como o compositor de Wayland não tem uma maneira (fácil) de dizer se o suporte a EGL foi habilitado e construído em Xwayland, ele não pode usar “-eglstream” de forma confiável.

Mas mesmo que o Xwayland suporte o fluxo EGL, usar "-eglstream" em hardware que não possui fluxo EGL causará uma interrupção () na inicialização porque as extensões EGL estão ausentes.

Além disso, se o glamour for desativado antecipadamente (porque "-shm" é passado ou "-eglstream" falha ao inicializar), seríamos abortados () em apply_output_change () porque alguns eventos Wayland permaneceram não processados ​​após InitOutput ().

Então, de maneira ideal, é possível usar “-eglstream” independentemente do hardware e o Xwayland não travaria, abortaria ou até mesmo desabilitaria o glamour porque o fluxo EGL não é suportado, de modo que um compositor poderia decidir adicionar “-eglstream” à linha de comando Xwayland e Xwayland se adaptaria automaticamente e seria legal.

Esse é o objetivo dessa série de patches (além de uma pequena limpeza de código).
Espero que este trabalho seja incluído na versão pontual do X.Org Server 1.20.1.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário