FERRAMENTAS LINUX: O Freedreno alcança o suporte do OpenGL ES 3.1, não muito longe do OpenGL 3.3

sábado, 23 de junho de 2018

O Freedreno alcança o suporte do OpenGL ES 3.1, não muito longe do OpenGL 3.3





Confira!!



O driver Freedreno Gallium3D agora suporta todas as extensões exigidas pelo OpenGL ES 3.1 e também está perto de suportar o OpenGL 3.3 de desktop.

O driver Freedreno como a pilha de drivers de engenharia aberta e de engenharia reversa para o hardware da Qualcomm Adreno continua sendo o principal exemplo de driver gráfico ARM de código aberto. Enquanto a Qualcomm / Code Aurora agora contribui para o driver de kernel MSM DRM, eles não têm contribuído significativamente para o código Freedreno Gallium3D, mas Rob Clark e a comunidade continuam dominando neste espaço. O sucesso da Freedreno é bastante importante, dado o grande número de dispositivos que dependem da Qualcomm SoCs, bem como as perspectivas de ter um bom e poderoso laptop ARM Linux que fosse amigável ao código aberto com um kernel principal.

O Freedreno agora suporta todos os recursos do OpenGL ES 3.1, grande parte do OpenGL ES 3.2, e no lado do desktop GL apenas precisa de shaders de geometria para o OpenGL 3.3, a partir das últimas atualizações . Ele anuncia o OpenGL 3.1 agora, mas os shaders de geometria são necessários para o OpenGL 3.2 e todos os recursos específicos do GL 3.3 já foram abordados.

Uma rápida olhada no estado do OpenGL para Freedreno e outros drivers do Mesa podem ser encontrados via MesaMatrix.net .


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário