segunda-feira, 2 de julho de 2018
O Fedora 29 está para alterar a compactação de metadados do repositório do DNF para o Zchunk
Confira!!
O Fedora 29 continua parecendo um lançamento bastante ambicioso, com um número crescente de mudanças, inclusive em alguns dos níveis mais baixos do sistema. A última proposta de recurso é alterar o esquema de compactação usado pelos metadados do repositório do gerenciador de pacotes DNF.
No momento, o DNF do Fedora usa os formatos XZ e Gzip para compactar os metadados do repositório. Com o Fedora 29+, o Zchunk seria usado.
Usar o Zchunk deve fornecer uma melhor compactação e só precisa baixar as diferenças entre quaisquer cópias anteriores dos metadados no sistema. Com essa mudança, os usuários devem ver uma "redução significativa" no tamanho do download ao adquirir os metadados do repositório para a instalação ou atualizações de novos pacotes.
O Fedora ainda manteria os metadados XZ e Gzip por perto para aqueles que querem atualizar de versões mais antigas do Fedora onde seu DNF não é compatível com Zchunk, enquanto qualquer nova instalação ou pós-atualização seria o padrão para usar o novo esquema Zchunk.
Mais detalhes através desta proposta de alteração .
Para aqueles que não se lembram, em maio foi quando o Zchunk foi anunciado com seu formato inspirado no Zsync e no Casync sendo projetado para arquivos amigáveis ao delta. O Zchunk depende do Zstd para compactação.
Fonte
Até a próxima!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#Linux,
#Linux operating system,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário