domingo, 8 de julho de 2018
O GNOME Mutter 3.30 alivia o código no Wayland de depender do X11 / XWayland
Confira!!
Embora o suporte a Wayland do GNOME esteja em grande forma com o compositor de Mutter, ele depende do código X11 / XWayland mesmo quando se inicia com suporte puro a Wayland. Isso agora está mudando e agora também existe o sinalizador "--no-x11" opcional para iniciar o compositor sem suporte a X11.
Voltando a 2015 foi este relatório de bug sobre como a sessão do GNOME Wayland ainda gerará o XWayland mesmo se nenhum aplicativo X11 for necessário com partes do loop de eventos ainda dependendo do X11. Graças a um grande retrabalho de Mutter, esse não é mais o caso.
Acertar a base de código do Mutter Git hoje é uma grande reformulação do código interno para evitar alguma dependência do X11 e melhor abstrair alguns dos funcionamentos internos para que ele possa viver feliz em um mundo livre do X11. Também como parte do código de hoje é um--no-x11 sinaliza se deseja iniciar o compositor do Mutter Wayland sem X11.
Baseado em parte do trabalho realizado durante um projeto de GSoC no ano passado, é parte do código para permitir que o XWayland comece a pedido, e não sempre.
Graças a esta grande aterrissagem de retrabalho, que também trilhou a API do libmutter para a versão 3, o suporte Wayland do GNOME 3.30 está parecendo muito mais limpo.
Fonte
Até a próxima!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Notíciia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário