FERRAMENTAS LINUX: O OpenMandriva Lx 4 chega em breve com o KDE Plasma 5.13, GCC 8.1 e o Linux 4.18

sexta-feira, 6 de julho de 2018

O OpenMandriva Lx 4 chega em breve com o KDE Plasma 5.13, GCC 8.1 e o Linux 4.18




Incluirá o suporte completo para as plataformas ARM64 e ARM v7


A OpenMandriva está trabalhando duro neste verão para lançar o sistema operacional OpenMandriva Lx 4 baseado em Linux, que incluirá vários novos recursos e todas as tecnologias mais recentes.

A equipe anunciou alguns dos próximos recursos que os usuários devem esperar do lançamento final do OpenMandriva Lx 4, que deve ser lançado em meados deste ano ou no início deste outono. Sendo uma distro orientada para o KDE, o OpenMandriva Lx 4 contará com o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 5.13 por padrão.

Obviamente, ele será lançado com o mais recente lançamento pontual do ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.13, que será acompanhado pelo mais recente conjunto de softwares do KDE Applications 18.04.3, com lançamento previsto para 12 de julho de 2018, além dos KDE Frameworks. 5.48.0 software suite, que deve chegar no final do próximo, provavelmente em 14 de julho.

Cooker, a versão de desenvolvimento do OpenMandriva Lx já contém todas as últimas versões de software, incluindo o KDE Plasma 5.13.2 , KDE Applications 18.04.2, KDE Frameworks 5.47.0, LibreOffice 6.0.2, Python 3.7, LLVM / Clang 7, GCC 8.1 Glibc 2.27 e Qt 5.11.1. O LXQt 0.13.0 e o Lumina 1.4.0 também estão presentes como desktops alternativos.

OpenMandriva Lx 4 para suportar arquiteturas ARM64 e ARM v7

Provavelmente, a coisa mais interessante sobre o lançamento do OpenMandriva Lx 4 será o fato de que ele incluirá suporte completo e pronto para as arquiteturas de hardware ARM64 (AArch64) e ARM v7, o que significa que você poderá instalar o sistema operacional em uma ampla gama de dispositivos incorporados como o Raspberry Pi.

"Uma placa RISC-V chegou - agora podemos começar a portar para a primeira CPU de código aberto (não é esperado que ela termine a tempo para a versão 4.0)", disseram os desenvolvedores em um anúncio . "Estamos prestes a iniciar uma reconstrução em massa de tudo o que exporá coisas que não foram atualizadas por muito tempo (especialmente em contribuições), para serem corrigidas ou removidas."

Parece que o OpenMandriva Lx 4 pode ser alimentado pelo próximo kernel Linux 4.18 , que deverá pousar no início de agosto de 2018, já que ambos os kernels Linux 4.17 e 4.18 do Linux são oferecidos atualmente na filial da Cooker, que inclui um sistema básico baseado em RPM4 e os mais recentes sistemas de gerenciamento de pacotes DNF.

Não há data de lançamento definida para o lançamento final do OpenMandriva Lx 4, mas esperamos colocar as mãos em breve. Avisaremos assim que nos conhecermos. Até lá, você pode experimentar o ramo Cooker se não puder esperar pela versão final e gostar de executar um sistema operacional de pré-lançamento e avançado em seu PC.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário