FERRAMENTAS LINUX: O suporte do PTI para solucionar problemas de Meltdown ao se aproximar da linha de chegada do kernel Linux x86 de 32 bits

quarta-feira, 18 de julho de 2018

O suporte do PTI para solucionar problemas de Meltdown ao se aproximar da linha de chegada do kernel Linux x86 de 32 bits




Confira!!



Embora o Isolamento de Tabelas de Páginas (PTI / KPTI) esteja disponível desde que a vulnerabilidade do CPU Meltdown foi divulgada no início do ano, isso ocorreu com o x86_64 Linux enquanto o suporte x86 de 32 bits permaneceu como um trabalho em andamento e apenas recentemente veio junto.

Joerg Roedel enviou a oitava versão dos patches x86-32 da PTI hoje, que respondem ao feedback após uma boa rodada de revisão. Esse trabalho de isolamento da tabela de páginas mais recente para o endereço x86 de 32 bits aumenta o feedback do desenvolvedor e organiza parte do código.

Parece que esta série de patch está se aproximando da linha de chegada, mas até agora a escrita ainda não foi enfileirada em nenhuma das próximas ramificações relevantes, mas não se surpreenderia se isso acontecesse no Linux 4.19 ou Linux 5.0.

Vamos ver, mas, novamente, não é uma alta prioridade, considerando o número decrescente de pessoas executando uma distribuição Linux x86 de 32 bits e até mesmo o reduzido número de distribuições de 32 bits, mas será de consolo para quem ainda quer rodar x86 de 32 bits com segurança em CPUs vulneráveis ​​ao Meltdown.

O impacto no desempenho do KPTI no x86 de 32 bits provavelmente será significativo e atrasará ainda mais esse hardware desatualizado. Desde Westmere (2010, até os x86-64 dias), só tem sido suportado o PCID (Process Context Identifiers) para ajudar a compensar o custo de desempenho da PTI.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário