FERRAMENTAS LINUX: A AMD publica patches da plataforma QoS para os processadores Next-Gen

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

A AMD publica patches da plataforma QoS para os processadores Next-Gen




Confira !!



Esta tarde a AMD enviou seus primeiros patches para o kernel do Linux para o que pode acabar sendo um novo recurso para os processadores "EPYC 2" / Zen 2.

Atingir a lista de discussão do kernel do Linux há alguns minutos foi um conjunto de patches experimentais / de solicitação de comentários sobre o "suporte AMD QoS".
Esta série adiciona suporte para extensões arquitetônicas AMD64 para Qualidade de serviço de plataforma. Essas extensões destinam-se a fornecer o monitoramento do uso de determinados recursos do sistema por um ou mais processadores e pela alocação e aplicação separadas de limites no uso de determinados recursos do sistema por um ou mais processadores.

O monitoramento e a imposição não são necessariamente aplicados em todo o sistema, mas em geral se aplicam a um domínio QOS que corresponde a algum recurso de sistema compartilhado.

A funcionalidade inicial de QoS é para aplicação de alocação de cache L3, monitoramento de ocupação de cache L3, priorização de dados de código L3 e aplicação / alocação de largura de banda de memória. Este AMD QoS soa como - e é implícito tanto pelo código Linux - como o Intel RDT (Resource Director Technology).

As notas do desenvolvedor do AMD Linux dizem que essa funcionalidade de QoS é para a "próxima geração de processadores". Isso seria o Zen 2 ou mais provavelmente reservado apenas para os processadores de servidor "EPYC 2", pois duvido que acabemos vendo essa funcionalidade de QoS ativada para CPUs Ryzen de desktop.

Os patches iniciais deste suporte podem ser encontrados na lista de discussão do kernel . No meu monitoramento próximo da lista de discussão do kernel do Linux e meus vários detectores automatizados para observar patches / commits potencialmente interessantes, acredito que este seja o primeiro a ver quaisquer patches EPYC da próxima geração para o kernel do Linux ... Certamente será interessante ver o que mais está na abordagem para o kernel em um futuro próximo enquanto a AMD se prepara para um 2019 muito interessante.


Fonte


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário