sábado, 1 de setembro de 2018
O Bootlin encerra o projeto para melhorar o suporte a VPU Allwinner no Linux
Confira!!
O estágio de seis meses em Bootlin que foi financiado pelo público para melhorar o suporte ao VPU Allwinner no Linux chegou ao fim com a maior parte do sucesso alcançado.
Os € 31.612 (~ $ 36.737 USD) arrecadados para melhorar o suporte do VPU da Allwinner foram esgotados agora, mas eles realizaram principalmente o que se propuseram a fazer. Eles foram bem sucedidos em fazer o codec funcionar para SoCs Allwinner mais antigos, incluindo o A10 / A13 / A20 / A33 / R8 / R16, melhorando o código de decodificação MPEG2 existente, implementando a decodificação de vídeo H.264, melhorando a apresentação dos quadros apresentados pelo driver e trabalhando o suporte de decodificação de vídeo H.265.
Mas as áreas que não conseguiram cumprir completamente a tempo forneceram uma biblioteca completa de espaço do usuário com fácil integração em aplicativos multimídia (eles estão usando o VA-API, mas até agora apenas o Kodi está trabalhando com o driver, a integração com o GStreamer é problemática) O upstreaming do driver para o kernel da linha principal ainda é um trabalho em andamento, e eles não foram capazes de implementar totalmente o suporte para novos SoCs Allwinner como o H3 / H5 / A64.
Enquanto o projeto está oficialmente terminado, eles pretendem fazer com que o driver seja enviado no kernel do Linux com suporte para H264 / H265, garantindo que as melhorias no driver DRM sejam mescladas e para obter o suporte da VPU para os SoCs H5 e A64. . Mas, para codificação de suporte, manipulação de outros codecs de vídeo, integração com o GStreamer ou Xorg, ou recursos extras de H264 / H265, eles não planejam atacar, a menos que outras empresas queiram fornecer financiamento para esse trabalho.
A última recapitulação semanal deste trabalho do driver da VPU Allwinner Cedrus pode ser encontrada em Bootlin.com .
Fonte
Até a próxima!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário