FERRAMENTAS LINUX: O ZFS está na solução alternativa de destino do Linux para suporte ao kernel Linux 5.0

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

O ZFS está na solução alternativa de destino do Linux para suporte ao kernel Linux 5.0





Confira !!



Na semana passada eu relatei sobre o ZFS No Linux quebrando com o Linux 5.0 devido a alguns símbolos de kernel procurados por esse driver de sistema de arquivos fora de árvore que não é mais exportado e os desenvolvedores de upstream que não querem se ajustar para o código ZoL. Esse ainda é o caso, mas o ZFS No Linux, os desenvolvedores têm um patch, então pelo menos o driver do sistema de arquivos será capaz de construir no Linux 5.0.

Este problema do ZOL + Linux 5.0 deriva de um conjunto de funções usadas por esta porta Linux do ZFS para que os checksums do sistema de arquivos vetorizado não sejam mais exportados. Os desenvolvedores do kernel não querem reexportar a funcionalidade, já que, como disse Greg Kroah-Hartman, "minha tolerância ao ZFS é bastante inexistente".

Desde aquele artigo da Phoronix na semana passada, Greg KH acompanhou a lista de discussão com, "Desculpe, não, não mantemos os símbolos exportados para nenhum usuário no kernel." O experiente desenvolvedor de kernel do Linux, Christoph Hellwig, também sugeriu que os usuários mudassem ao invés do FreeBSD se preocupassem com o ZFS.

Greg KH também comentou na terça-feira que a Oracle / Sun são os únicos a culpar pela licença pela qual eles colocaram o ZFS como desenvolvedores de kernel upstream não se importando com o suporte. "O ZFS poderia ser o melhor sistema de arquivos para agraciar este planeta, isso é fantástico, mas dado que os criadores desse código o colocaram sob uma licença especificamente projetada para não ser compatível com o Linux para evitar que ele seja usado no Linux, , você pode ver porque eu realmente não se preocupam com isso. Por que eu? "
Portanto, embora esses símbolos sejam importantes para somas de verificação vetorizadas SIMD para o ZFS em nome do desempenho, com o Linux 5.0+ elas não serão exportadas para uso por módulos não-GPL. ZFS No Linux, o desenvolvedor Tony Hutter já preparou uma alteração que desativaria as instruções de vetor nos kernels do Linux 5.0+. " O kernel 5.0 não exporta mais as funções que precisamos para vetorizar (instruções SSE / SSE2 / SSE3 / AVX ...). Desabilitar algoritmos de soma de verificação baseados em vetores ao construir contra esses kernels. "

Não há nenhuma palavra ainda sobre como isso afetaria o ZFS Desempenho do Linux para usuários finais. Aqueles que desejam acompanhar o progresso deste patch podem fazê-lo através deste ticket de emissão . Espere a correção para entrar na muito emocionante versão do ZOL 0.8 .

Fonte


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário