FERRAMENTAS LINUX: O Gráfico do Intel Cannonlake deve estar em boa forma com o kernel Linux 4.17

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O Gráfico do Intel Cannonlake deve estar em boa forma com o kernel Linux 4.17




Confira!!


Os processadores da próxima geração da Cannonlake da Intel com gráficos "Gen 10" serão considerados bons para o próximo ciclo do kernel, o Linux 4.17. O sinalizador de suporte de hardware alfa / preliminar está sendo removido para essas CPUs esperadas no final deste ano. 

Desde o ano passado, a Intel publicou publicamente patches para a habilitação de driver de gráficos Cannonlake no Linux e o suporte está dentro do kernel por vários ciclos agora. Mas, até agora, exigiu configurar a bandeira i915.alpha_support = 1 se você tiver acesso magicamente ao hardware Cannonlake. Como um sinal de que o suporte está maduro, com o ciclo do kernel Linux 4.17, essa barreira está sendo descartada. 

Com o ramo de teste da Drm-Intel da semana, o suporte de gráficos Cannonlake Gen10 é promovido a partir deste nível de qualidade alfa. O que os desenvolvedores da Intel dizem sobre este suporte de hardware de próxima geração é " o driver deve principalmente funcionar para o hardware que tínhamos à nossa disposição ao testar ". 

Além da promoção Cannonlake, esse código de teste DRM da Intel também adiciona uma identificação PCI Cannonlake faltando (0x5A4C) e outras correções Cannonlake, bem como uma série de correções gerais de erros para este driver do Direct Rendering Manager. Há também otimizações para manipuladores de IRQ, melhorias de rastreamento de vblank e outras melhorias menores. 

O ciclo do kernel Linux 4.17 deve ser oficialmente iniciado em abril, enquanto o kernel oficial do Linux 4.17.0 provavelmente estará no final de maio ou no início de junho. Isso ainda deve dar tempo para o Linux 4.17 estar disponível antes de acabarmos vendo qualquer hardware da Cannonlake aparecer nos canais de varejo. É bom ver isso acontecer, uma vez que com a Coffeelake eles deixaram a bola um pouco onde a capa de suporte alfa não foi removida até o Linux 4.15, bem depois das primeiras CPUs de varejo começarem a enviar para esses processadores com efetivamente apenas gráficos Kabylake re-marcados. 

Como escrevemos sobre as últimas semanas, os desenvolvedores de código aberto da Intel já começaram a postar patches para o suporte a gráficos Icelake .


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário