FERRAMENTAS LINUX: O kernel Linux 4.16 está pegando outra otimização de SMP

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

O kernel Linux 4.16 está pegando outra otimização de SMP



Saiba mais!!




Na semana passada, o Ingo Molnar enviou o principal lote de atualizações do agendador para a janela de mesclagem do kernel Linux 4.16, que incluiu uma migração de tarefas mais inteligente para tentar melhor escalabilidade, enquanto hoje um segundo conjunto de atualizações foi enviado com uma otimização adicional de SMP.

O trabalho de otimização na semana passada e o novo conjunto de ajustes enviados hoje são cortesia do desenvolvedor Linux Mel Gorman. As otimizações de balanceamento SMP enviadas através deste pedido devem fornecer alguns benefícios em algumas situações, especialmente se estiver usando o sistema de arquivos XFS.

Dois dos patches que vale a pena notar são sched / fair: Não migre se o prev_cpu estiver inativo :
Este patch usa a CPU anterior para a tarefa, se estiver ocioso e afim de cache com a CPU atual, mesmo que a CPU atual esteja ociosa devido ao fato de a Wakup estar relacionada à interrupção. Isso reduz as migrações ao custo dos dados de interrupção, não sendo o cache quente quando a tarefa é desperdiçada. Uma variedade de carga de trabalho foi testada em várias máquinas e nenhum impacto adverso foi notado que estava fora do ruído. Dbench no ext4 na UMA mostrou redução de aproximadamente 10% no número de migrações da CPU e é um caso em que as interrupções são freqüentes para competições de IO. Na maioria dos casos, a diferença de desempenho é bastante pequena, mas a variabilidade é muitas vezes reduzida ... Observe que o desempenho diferente é marginal, mas para uma baixa utilização, há menos variabilidade.

E o sched / fair: Use uma CPU usada recentemente como um candidato ocioso e a base para o SIS : 
A aceleração mais dramática foi notada no dbench usando o sistema de arquivos XFS na UMA, pois os clientes interagem fortemente com os trabalhos naquela configuração ... Os resultados podem ser menos dramáticos no NUMA onde o balanceamento automático interfere com o teste. Também é sabido que os benchmarks de rede que funcionam no localhost também se beneficiam um pouco desse patch (aproximadamente 10% no netperf RR para UDP e TCP dependendo da máquina). Hackbench também vê pequenas melhorias (6-11% dependendo da contagem da máquina e da thread).


Fonte


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário