FERRAMENTAS LINUX: O fabricante de CPU x86 chinês Zhaoxin tem trabalhado no suporte ao kernel Linux

segunda-feira, 9 de abril de 2018

O fabricante de CPU x86 chinês Zhaoxin tem trabalhado no suporte ao kernel Linux




Confira!!


As atualizações do subsistema de monitoramento de hardware de hoje enviadas para a janela de mesclagem do kernel Linux 4.17 do Linux foram um pouco peculiares com "novos CPUs Centaur" agora sendo suportados para a leitura das temperaturas do núcleo do processador.

A Centaur Technology é a empresa adquirida pela VIA em 1999 para entrar no jogo de CPU x86 e nos subsequentes processadores Nano, C3 e C7 que se seguiram. Mas nós não ouvimos falar muito dos novos processadores x86 da VIA / Centaur em anos, a menos que falemos sobre a empresa Zhaoxin que foi formada há alguns anos entre a VIA e o governo de Xangai para criar CPUs x86 para o mercado chinês e como descrito neste artigo. tentando se tornar mais competitivo com seus processadores.

Curioso sobre "novos CPUs Centaur", ao encontrar o patch, com certeza esta adição de driver de temperatura da CPU é de um endereço de e-mail da Zhaoxin.

Esse não é o único patch que eles estão soltando, mas no final de semana houve outro patch no kernel para adicionar mais informações da CPU Centaur ao / proc / cpuinfo . Também na semana passada houve um conjunto de patches para suporte de MCA na "nova CPU Centaur" entre outros patches . Mesclado em janeiro foi outro patch sobre uma mudança de freqüência do TSC.









Então, parece que Zhaoxin está recebendo o suporte ao Linux para esses novos processadores. Mas a julgar pelos remendos relativamente leves até agora e pela extensão dos caminhos de código VIA Centaur existentes há uma década, arquitetonicamente esses novos processadores chineses não parecem ser muito diferentes. Dos patches que eu examinei, não está claro se esses novos patches de suporte de CPU são para os processadores "ZX" existentes da empresa ou os próximos processadores "KX" que deveriam ser mais competitivos com quatro núcleos, PCI Express 3.0 , DDR4, etc.

De volta às atualizações do hwmon para o kernel Linux 4.17, também há suporte a novos chips para os ASICs ADM1273 e NCT6796D, bem como várias outras atualizações de drivers de monitoramento de hardware.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário