FERRAMENTAS LINUX: As extensões de exibição do Vulkan serão usadas pelo SteamVR e mescladas ao Mesa RADV / ANV

quarta-feira, 20 de junho de 2018

As extensões de exibição do Vulkan serão usadas pelo SteamVR e mescladas ao Mesa RADV / ANV




Confira!



O longo trabalho de desenvolvimento de Keith Packard para melhorar a infra-estrutura da pilha de exibição do Linux para lidar melhor com monitores montados na cabeça de RV é mais ou menos com o novo suporte à extensão Vulkan sendo mesclado no Mesa.

Há pouco mais de um ano, o famoso desenvolvedor X Keith Packard começou a trabalhar em contrato para a Valve e melhorar o encanamento em torno do suporte Linux / X.Org para HMDs de realidade virtual para melhor desempenho e melhor integração. Dentro do kernel do Linux e do X.Org Server ele trabalhou e conseguiu o suporte de DRM para permitir que um VR compositor (Steam VR) tenha acesso direto à saída, manipulação de "não-desktop" para que os VR HMDs não se tornem mapeado como parte de um desktop Linux padrão e trabalhos relacionados.

Como parte disso, Keith Packard vem trabalhando nas extensões de RV para permitir que os compositores que usam o Vulkan tenham manipulação direta de exibição de maneira padronizada. Keith foi enviá-lo na Mesa para ambos os controladores Intel ANV e Mesa AdVr. Esses bits iniciais do Mesa foram agora mesclados no Mesa 18.2 a partir desta noite.



O VK_KHR_display é uma dessas extensões e é para oferecer uma API padronizada para enumerar exibições e modos para um determinado dispositivo, incluindo propriedades de superfície e plano, modos e outros recursos. Essa extensão foi elaborada por pessoas da NVIDIA, AMD e outras. 

O VK_EXT_direct_mode_display é outra das extensões agora suportadas e permite que um programa assuma o controle exclusivo de exibições associadas a um sistema de janelas nativo. Essa extensão foi desenvolvida pelos engenheiros da NVIDIA e da Valve para fins de RV. 

Relacionada também é a extensão VK_EXT_acquire_xlib_display para o Vulkan ter o controle exclusivo de uma exibição associada a uma tela X11. Para o lado do Servidor X.Org, ao utilizar EXT_acquire_xlib_display, seria como se a exibição estivesse desconectada, mas na realidade estivesse sendo controlada a partir do compositor VR. 

Essas extensões para RADV e ANV estão agora em vigor para a versão Mesa 18.2, que será lançada em agosto. Parece que nos próximos meses com o Ubuntu 18.10, Fedora 29, etc, o suporte a VR Steam estará em muito melhor forma com o X.Org Server 1.20, os últimos bits DRM e o Mesa 18.2+.


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário