quarta-feira, 20 de junho de 2018
O OpenBSD está desabilitando o SMT / Hyper Threading devido a preocupações de segurança
Confira!!
O Sistema operacional BSD orientado à segurança O OpenBSD está fazendo o possível para desabilitar o Hyper Threading (HT) nos processadores da Intel e, mais amplamente, para desabilitar o SMT (Simultanious Multi Threading) em outras CPUs também.
Desativar o Intel HT e seguir com a desabilitação do SMT para outras arquiteturas está sendo feito em nome da segurança. " As implementações SMT (Simultanious Multi Threading) normalmente compartilham TLBs e caches L1 entre threads. Isso pode facilitar muito os ataques de timing do cache e nós suspeitamos que isso tornará vários bugs de classe especter exploráveis. Especialmente na implementação SMT da Intel que é mais conhecida como Hypter-threading. Nós realmente não devemos rodar domínios de segurança diferentes em diferentes threads do mesmo núcleo. "
O OpenBSD poderia melhorar o agendador do kernel para solucionar isso, mas como isso é um grande feito, pelo menos por enquanto eles decidiram desabilitar o Hyper Threading por padrão.
Aqueles que desejarem alternar o suporte ao OpenBSD SMT podem usar a nova configuração de sysctl hw.smt no OpenBSD / AMD64 e estão sendo estendidos para cobrir CPUs de outros fornecedores e arquiteturas.
Isso pode ter um grande impacto em cargas de trabalho multiencadeadas, mas os desenvolvedores do OpenBSD estão tentando minimizá-lo dizendo: " Note que o SMT não necessariamente tem um efeito positivo no desempenho; depende muito da carga de trabalho. Em todas as probabilidades, na verdade diminuirá a maioria das cargas de trabalho se você tiver uma CPU com mais de dois núcleos. "
A alteração foi mesclada ontem à frente do eventual lançamento do OpenBSD 6.4.
Fonte
Até a próxima!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#Linux,
#Linux operating system,
#Nootícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário